O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candeias tem cerca 45 mil eleitores cadastrados no sistema biométrico; contagem do TRE não inclui em parcial 12 mil eleitores que eram são biometrizados no município

 

O recadastramento biométrico na cidade de Candeias ocorre desde o dia 05 de novembro de 2018 e vai até a próxima sexta-feira (22). O que muita gente não sabe, é que no município já existia um percentual de 17,04 % do eleitorado que equivale à 12 mil pessoas já adaptadas ao sistema de biometria no município.

Esses eleitores,  votaram nas eleições de 2018 já com o novo sistema. Com a obrigatoriedade de que todos os eleitores candeenses estivessem biometrizados para a próxima eleição em 2020, começou o recadastramento daqueles que não estavam incluídos no novo sistema, então 82,96% dos eleitores do município, equivalente a 51 mil eleitores.

O Tribunal Regional Eleitoral ( TRE ) não divulga em seu percentual os eleitores que já estavam inclusos no cadastro anteriormente ao sistema. Então a cidade de Candeias, tem cerca 45 mil eleitores biometrizados. Restando agora cerca de 18 mil eleitores a aderirem ao sistema.

 

Ampliação dos Horários:

Ciente da grande demanda e com o objetivo de ajudar a acelerar o processo de Recadastramento Biométrico na cidade, a Câmara Municipal de Vereadores de Candeias dobrou o número de fichas entregues ao público e estendeu o seu horário de atendimento. Na manhã desta segunda-feira, foram entregues mais de 300 fichas. Isso corresponde a um aumento de 100%, já que a câmara disponibilizava 150 fichas.

Como consequência, o horário de atendimento também foi alterado. Nas últimas semanas o atendimento funcionava até às 14h, a partir desta segunda feira (18) o horário se estende até às 17h.

A Câmara Municipal deixa claro que após completar-se o atendimento de todos que estão com as senhas diárias e, desde que ainda haja tempo para a realização do atendimento, o cidadão que se fizer presente na casa e estiver com os documentos necessários em mãos, será atendido.

A Câmara Municipal informa que todo o procedimento realizado é direcionado pelo TRE/BA, pois, a instituição entra com toda estrutura, mas é o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia quem decide como funcionará o serviço, desde os horários de atendimento, até o número de senhas distribuídas.

Lebrando que na Câmara, só estão sendo realizados os atendimentos prioritários (pessoas com deficiência, idosos com idade superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos).

No  Fórum Desembargador Ivan Brandão  o horário do atendimento foi ampliado das 8h às 18h, sem a distribuição de senha.

Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar originais do documento de identidade e comprovante de residência atualizado.