A Dr Natália, do PSF Martins Bomfim, no Malembá, explicou a necessidade de debater sobre a importância do autocuidado para a percepção de sintomas, além de reforçar o acompanhamento médico. “É necessário que as mulheres se toquem, se cuidem, façam o autoexame e observem os sintomas que chamam a atenção, como nódulos, mama maior que a outra, secreção, realizando também o rastreio anual”, disse.
“É imprescindível a realização de atividades físicas, aliado também a uma alimentação saudável, o sedentarismo, consumo de álcool excessivo e pessoas que são fumantes tem um risco maior de adquirir essa patologia, e dizer também que todo homem deve se cuidar, pois o câncer de mama também atinge o público masculino”, completou.
O dia voltado para a saúde da mulher contou com a realização de exames preventivos, atualização vacinal, teste rápido, palestras educativas, atendimento odontológico, espaço de beleza, coffee break, sorteio de brindes, dentre outros.
Nilda da Conceição, de 42 anos, venceu o câncer de mama a um ano e falou da importância de realizar o exame. “Eu descobri a doença através de uma consulta que fiz, é necessário que as mulheres se cuidem, se conheçam e façam o autoexame, o câncer de mama tem cura”.
As ações são contínuas durante todo o ano para sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero e no mês de outubro são intensificadas.



More Stories
Candeias: Servidores já receberam primeira parcela do 13º salário e terão “feriadão” prolongado
2ª edição da Festa das Crianças com Tio Cássio promete dia de diversão na Caroba neste domingo (26)
Conexão ENEM mobiliza jovens em Candeias com preparatório gratuito. Inscrições abertas para o aulão deste sábado (25/10).