Candeias sanciona lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos para pessoas negras
A cidade de Candeias, deu um passo significativo rumo à equidade racial ao sancionar a Lei Municipal nº 1.479/2025, que determina a reserva de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos para pessoas negras. A medida visa promover maior inclusão e reparação histórica nas oportunidades de acesso ao serviço público municipal.
O projeto, de autoria do vereador Diego Maia, foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo Executivo, com o objetivo de entrar em vigor já para os próximos concursos destinados ao provimento de cargos efetivos e empregos públicos. Segundo o parlamentar, a nova legislação reflete o compromisso do município com a justiça social e a promoção da igualdade racial.
Na campanha de divulgação da lei, a liderança comunitária Sônia Santos aparece como símbolo da resistência e representatividade negra em Candeias. Vestida com trajes tradicionais e em posição de força e orgulho, Sônia representa o impacto social e cultural da nova política pública.
A ação está alinhada à Lei Federal nº 12.990/2014, que já estabelece cotas raciais em concursos públicos federais, sendo agora adaptada ao contexto municipal de Candeias. Com isso, a cidade se junta a outros municípios brasileiros que vêm adotando medidas afirmativas no combate ao racismo estrutural.
A expectativa é de que a nova legislação incentive mais jovens negros e negras a buscarem uma carreira no serviço público, contribuindo para uma administração mais diversa e representativa da população.
More Stories
Jerônimo destaca liderança da Bahia na revolução energética, durante apresentação de primeiro carro elétrico montado na fábrica da BYD, em Camaçari
Vereador Cássio Vinícius defende recontar a história da Independência do Brasil a partir do olhar baiano e nordestino
Presidente da Câmara Rosana de Bobó destaca participação popular de Candeias na luta do 2 de Julho