O fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi o tema principal dos debates na X Conferência Municipal de Assistência Social de Candeias, realizada nesta quarta-feira (23), numa parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).
“Especialmente nesse momento de crise política e econômica, em que o Governo tenta tirar os direitos da classe trabalhadora, fortalecer o SUAS é assegurar que, quem mais precisa e quem mais sente os malefícios destas reformas Trabalhista e da Previdência, tenha acesso aos serviços e ações sociais, que garantem mais dignidade e qualidade de vida”, destacou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.
“Infelizmente, estamos retrocedendo com este Governo Federal. O Brasil tinha saído do mapa da fome, no entanto, só este mês, 10 mil baianos foram tirados do Bolsa Família. E os trabalhadores ainda correm o risco, depois de 70 anos, de não contar mais com a Carteira de Trabalho. São direitos que foram duramente conquistados e que não podem ser tirados; fazem parte da nossa luta diária. Por isso, é fundamental fortalecer o Sistema de Garantia e toda Rede SUAS”, enfatizou Martins.
O evento reuniu técnicos e conselheiros de assistência social do município, representantes do CRAS, CREAS e sociedade civil. “A Conferência é um momento de participação social; é o povo e a gestão decidindo, juntos, os novos rumos e melhorias da política de assistência social”, pontuou a superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leisa Sousa.
Em Candeias, são mais de 12 mil famílias inscritas no CadÚnico, que assegura o acesso aos programas sociais do Governo. A cidade da Região Metropolitana de Salvador conta com três unidades do CRAS, uma do CREAS e uma do Centro de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua (POP).
Capacitações e apoio técnico
As Conferências Municipais de Assistência Social estão sendo realizadas desde maio, como parte das etapas preparatórias para a Conferência Estadual, marcada para outubro. Os municípios têm até o fim deste mês (agosto) para convocar seus respectivos eventos.
Além do suporte para os encontros municipais, a SJDHDS promove atividades de apoio técnico, seminários, assessoramento e capacitações, ao longo do ano, em todo o Estado. O objetivo é garantir a qualificação dos serviços, programas e projetos socioassistenciais.
“É preciso fortalecer, cada vez mais, os conselhos municipais de assistência social. Nós temos dado todo apoio, inclusive com o cofinanciamento. E já estamos chegando aos R$ 11 milhões distribuídos aos municípios para fortalecer a ação social”, afirmou o secretário da SJDHDS.
A Secretaria também coordena a Comissão Intergestora Bipartite – CIB, que é responsável pela pactuação e consolidação das ações integradas dentro do SUAS.
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história