De acordo com o gestor, o objetivo é acabar com o abandono do local, bem como implantar novos equipamentos, a exemplo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Unidade de Saúde, Casa da Mulher Brasileira, Casa do Trabalhador e/ou qualquer outro serviço de utilidade pública.
Em resposta, o superintendente Regional Nordeste do INSS, Caio Maia, disse que existe de fato a possibilidade, através de concessão por 25 anos, ou cedendo o terreno de forma definitiva para que a Prefeitura possa intervir no local e entregá-lo novamente a sociedade.
Devido a um incêndio em outubro de 2012, e abandonado há mais de uma década, o prédio do INSS segue sem solução por parte do Governo Federal e servindo de esconderijos para meliantes, focos de insetos, levando perigo aos moradores que residem nas mediações do antigo posto.
O INSS de Candeias atendia, mensalmente, cerca de 10 mil segurados, entre aposentados, pensionistas e dependentes. Com o fechamento, a população era obrigada a se deslocar para a cidade vizinha de São Sebastião do Passé, distante aproximadamente 20 km, o que gerava custo de transporte, desgaste e transtornos pelas limitações da agência daquela localidade.
Vendo o problema se arrastar, sem solução imediata e o povo sofrendo, a gestão inaugurou em janeiro de 2023 um posto avançado do INSS no Centro da cidade, o que minimizou demais os transtornos enfrentados pela população. Por lá é possível o assegurado ter orientação sobre os procedimentos legais a serem adotados, encaminhamento aos órgãos competentes de forma direta e, se oportuno, o acesso à Previdência Social, de forma rápida, prática e segura.
O resultado foi tão positivo que em pouco tempo milhares de atendimentos já haviam sido feitos, sem precisar o cidadão sair de sua cidade e enfrentar todas as dificuldades da cidade vizinha.
Idas e vindas
Não é a primeira vez que o prefeito tenta uma solução para o problema das ruínas da agência do INSS de Candeias. Ainda como vereador, em 2015, Pitágoras esteve em Brasília, com o até então deputado federal, Cacá Leão, para buscar respostas sobre o problema, mas sem sucesso. Já como prefeito, realizou uma série de reuniões com a Superintendência Regional, tanto na própria Prefeitura como na capital baiana, mas o problema só se agravava, até que conseguiu em 2022 a autorização da abertura de um posto avançado para o município.



More Stories
Candeias: Servidores já receberam primeira parcela do 13º salário e terão “feriadão” prolongado
2ª edição da Festa das Crianças com Tio Cássio promete dia de diversão na Caroba neste domingo (26)
Conexão ENEM mobiliza jovens em Candeias com preparatório gratuito. Inscrições abertas para o aulão deste sábado (25/10).