O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candeias: Pitágoras presta solidariedade à Índios Yonamamis; “Minha solidariedade a todos os índios que não tiveram o olhar do Estado nos últimos anos.”

Em postagem na redes sociais, o prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina, prestou sua solidariedade aos índios da tribo Yanomanis, que vivem na região da floresta amazônica, que foram verdadeiramente esquecidos pelo governo Bolsonaro, no qual tiveram mais 570 crianças mortas nos últimos anos, sendo que 505 tinham menos de 1 ano que morreram em decorrência da desnutrição (falta de comida) e contaminação por mercúrio, após liberação de garimpo feita pelo governo passado na região de Roraima.


O prefeito que tem origem indígena, ressaltou que espera que o governo federal possa agir de maneira rápida para combater o extermínio indígena no Brasil.

Neste sábado, 21, o presidente Lula visitou o local e determinou socorro urgente e humanitário aos Yanomami.

“Se alguém me contasse que aqui em Roraima tinham pessoas sendo tratadas da forma desumana como o povo yanomami é tratado aqui, eu não acreditaria”, disse. “Nós vamos tratar os nossos indígenas como seres humanos, responsáveis por parte daquilo que nós somos”, salientou.

Lula ainda visitou o hospital e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, em Boas Vista, e argumentou que as melhorias podem acontecer a partir de mudanças de comportamento. “Uma das formas de resolver isso é montar o plantão da saúde nas aldeias, para cuidar deles lá. Fica mais fácil a gente transportar dez médicos do que 200 indígenas que estão aqui”, disse. “Nós queremos mostrar que o SUS [Sistema Único de Saúde] é capaz de fazer um trabalho que honra e orgulha o povo brasileiro como fez na [pandemia de] covid-19”, ressaltou o presidente Lula.