Visando promover o diálogo acerca da literatura brasileira e internacional, o evento literário contou com a participação de autoridades, civis e artistas candeenses. O evento foi uma parceria entre a Prefeitura de Candeias e a CALI – Cachoeira Literária e da Fundação Hansen Bahia (FHB) e demais apoiadores.
“O Colóquio Flica que encerrou brilhantemente aqui em Candeias, foram atividades de extensão que levamos a partir de Cachoeira para outros Municípios, levando esse momento de arte, educação, literatura e cultura para que vivessem essa experiência”, disse a Coordenadora Executiva da Flica, Vanessa Dantas.
Antes de iniciar os seminários, os convidados foram recepcionados pelos cantores locais Crislane Leal e Sergio Pita. Com o auditório lotado, o Professor e Historiador Candeense, Jair Cardoso, iniciou o evento com um bate-papo com o tema “Os Heróis Anônimos das Guerras de Independência do Brasil na Bahia: Quem seriam eles?”
Em seguida, a plateia ficou encantada com os poemas recitados por Rosana Reis, Mara Santos e Alisson Moreira, estudante da Escola Municipal 14 de agosto, que faz parte do projeto jovens, escritores e poetas.
Após isso, o debate literário ficou por conta dos cineastas Reifra Pimenta e Marvin Pereira, com mediação de Matheus Araujo. Na palestra, os cineastas abordaram a temática “Produção Cultural e Audiovisual na Bahia”. No bate-papo foi discutida a descentralização da produção cultural, as dificuldades enfrentadas e um pouco sobre suas experiências no cinema, projetos, histórias de vida e trajetórias.
No decorrer da festa literária, os convidados tiveram ainda a oportunidade de conhecer o circuito das artes, uma exposição artesanal de artistas locais, a exemplo das telas do Pintor Nadinho (in memorian), Nice Bonecas Africanas, dos livros, jovens, escritores e poetas e os 80 anos da indústria do Petróleo no Brasil.
O grande evento foi finalizado com as apresentações de Lu Santana, Samba do Quilombo de Passé e a Capoeira Besouro Mangangá de Menino Jesus.
O evento contou com a presença de Vanessa Dantas (Coordenadora Executiva da Flica e Diretora da Fundação Hansen Bahia (FHB), Jomar Lima (Diretor da FLICA), Cassio Vinicius (Secretário de Educação), Eriton Ramos (Secretário de Gestão Pública) e demais autoridades.
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história