O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candeias: Em sessão tumultuada e cheia de viradas, Lucimeire Magalhães é eleita Presidente da Câmara

[sg_popup id=”7″ event=”onload”][/sg_popup]

A eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de vereadores de Candeias para o biênio 2019/20, foi uma verdadeira história de cinema, na qual todos que estavam na galeria da Câmara não podiam imaginar o fim.

Inicialmente, Silvio Correia e Arnaldo do Ponto Econômico eram os nomes para disputar a vaga de presidente da Câmara, depois de uma incansável demora nas articulações, deu-se como imaginavam, os dois vereadores se lançaram para o pleito. Com isso, a sessão foi suspensa para confecção da cédulas eleitorais, que seguindo regimento interno da casa legislativa seriam em cédulas separadas.

A sessão foi retomada para prosseguir o rito, daí surge a primeira reviravolta no escrutínio,  a vereadora Lucimeire Magalhães que era vice na chapa de Silvio Correia, decidiu se candidatar no pleito presidencial, causando um verdadeiro furor na casa. E desarrumando o ajuste eleitoral. Depois de algumas desistências e voltas, se definiu que Silvio Correia e Lucimeire Magalhães seriam os candidatos, Arnaldo por sua vez desistiu de sua candidatura.

Quando tudo parecia ter um fim, surge um voto a mais na urna eleitoral, havendo uma contagem de 18 votos, sendo que são 17 vereadores na casa, tendo um resultado favorável de 10 a 8 para Lucimeire. Ao mesmo tempo um mandato judicial determinou que a eleição devia ter somente  uma cédula eleitoral.

Com isso, oito vereadores abandonam o plenário da casa legislativa, numa tentativa de não haver eleição, pois no entendimento dos edis, só aconteceria um novo certame, se houvesse 2/3 (dois terços) da casa, que resulta num total de 12 vereadores e com isso não aconteceria a eleição na tarde desta segunda.

Mesmo com abandono dos oito, a eleição prosseguiu e consagrou a vereadora Lucimeire como nova presidente da Câmara de Candeias.

Tendo, Fernando Calmon como vice, Arnaldo do Ponto Econômico 1° secretário e Valdir Cruz 2° secretário.