O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candeias: Em sessão tomada por bate-bocas e autodefesas, vereadores aprovam o orçamento municipal de 2019.

 

A Câmara de vereadores de Candeias, realizou na manhã desta quinta-feira (20) sua última sessão do ano. Encerrando os trabalhos, com o debate e aprovação do orçamento municipal para o exercício de 2019. A sessão também foi marcada por bate-boca, acusações e várias justificativas sobre a tumultuada eleição para mesa diretora que ocorreu na segunda.

Em diversos momentos, os vereadores esquivavam do tema proposto da sessão, para pronunciar autodefesas sobre os acontecimentos e desdobramentos do escrutínio de segunda-feira. Era claro e evidente que  a sessão não tinha clima para  apreciar e subsequente aprovar o orçamento.

O ponto mais tenso da sessão foi a discussão entre os vereadores, Silvio Correia e Fernando Calmon, na qual trocaram farpas e bate-boca sobre a eleição.

Quem também fez um pronunciamento contundente foi a vereadora Rita Loira, que rebateu diversas noticias falsas que surgiram nas redes sociais.

Apesar de todo o estresse gerado pós certame eleitoral, a sessão também cumpriu seu papel e debateu sobre o tema pautado, antes da apreciação do orçamento em si, houve algumas sugestões de emendas ao texto original enviado pelo executivo. Tendo  um item  que gerou controvérsias entre os parlamentares, que foi a emenda proposta por oito vereadores que limitava a suplementação de verbas por parte do executivo em 30%, no texto original, era de 80%.

Para aprovação de matérias com essa finalidade o regimento interno da casa diz que precisa ter maioria absoluta para aprovação, ou seja nove vereadores do total da casa que são 17. Como ocorreu um empate na primeira votação por 8 x 8, coube ao presidente da casa desempatar o sufrágio, ficando 9×8 para a alteração, vale ressaltar que o presidente, Fernando Calmon, tinha preferido seu voto favorável na votação nominal, gerando questionamentos por parte de alguns vereadores da casa. Mas sendo aprovado na primeira chamada.

Já na segunda chamada, alguns vereadores saíram do plenário Francisco Pedro de Oliveira, para que não houvesse quórum minimo para aprovação, 10 vereadores votaram, dando o resultado de 8×2 para aprovação, como necessita de maioria absoluta da casa, não teve a condição de ter o voto de minerva como na primeira, então na teoria o projeto foi reprovado, mas pelo entendimento da procuradoria da casa legislativa, a maioria no que se refere no regimento seria maioria simples, somente pelos edis presentes na casa, por tanto na prática a emenda ao texto original foi aprovado por 8×2.

A vereadora e presidente eleita, Lucimeire Magalhães, não compareceu na sessão. Depois disso o Orçamento foi aprovado e agora aguarda a sanção por parte do executivo para entrar em vigor.