Candeias e Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foram escolhidos pelo Ministério das Cidades para integrar o Projeto de Desenvolvimento Urbano Integrado para Redução de Riscos de Desastres Geo-Hidrológicos. A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contempla ao todo 12 municípios de cinco estados brasileiros.
O objetivo do projeto é desenvolver metodologias, tecnologias e práticas urbanas inovadoras que contribuam para a redução dos riscos de desastres como enchentes, inundações, deslizamentos e enxurradas. De acordo com o governo federal, a proposta visa fortalecer o planejamento urbano integrado, promovendo a resiliência e a segurança das cidades frente a eventos climáticos extremos.
A primeira oficina do projeto foi realizada nesta quarta-feira (25), no auditório da Fiocruz, em Brasília, com a presença de representantes das prefeituras participantes. O encontro contou com palestras, apresentações técnicas e a assinatura dos termos de compromisso.
Durante o ano de 2025, os municípios selecionados participarão de uma série de oficinas e debates técnicos com especialistas, instituições de ensino, sociedade civil e entidades públicas e privadas. Apesar do anúncio, o critério para a escolha das cidades ainda não foi divulgado pelo Ministério das Cidades.
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Com início no Malembá, Rosevaldo Adorno ressalta importância do projeto “SEMAN nos Bairros” em Candeias
Vereadora Tânia Batista destaca ação da SEMAN no bairro do Malembá