O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candeias: Domingo de Ramos inicia celebrações da Semana Santa

Uma intensa programação com missas, procissões e vigílias foi preparada pela Paróquia Nossa Senhora das Candeias, no município de Candeias, região metropolitana de Salvador, para os fieis que irão participar da Semana Santa. Uma das datas mais importantes da Igreja Católica, a Semana Santa relembra os momentos da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, no Domingo de Ramos, a Crucificação, na Sexta-Feira da Paixão, e a Ressurreição de Jesus Cristo, no Domingo de Páscoa.

As celebrações iniciam no próximo domingo (14), com o Domingo de Ramos. A procissão sairá às 7h das comunidades, com ponto de encontro na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, no centro da cidade, onde os fieis seguirão em direção ao largo do Santuário Nossa Senhora das Candeias para celebração da Santa Missa. Entre as novidades, estão a participação dos nossos irmãos da Paróquia São Francisco de Assis.

No distrito de Passé, a Procissão de Ramos inicia às 7h, com saída das ruínas da Igreja Nossa Senhora da Encarnação. A Santa Missa acontece na comunidade Santa Rita.

Procissão do Encontro

A novidade deste ano será a realização da Procissão de Encontro na quarta-feira (17). Os fieis sairão em procissão pelas ruas da cidade com as imagens de Nossa Senhora das Dores, carregada pelas mulheres; e de Senhor dos Passos, pelos homens. A saída das mulheres ocorrerá às 19h30, do Santuário Nossa Senhora das Candeias, no centro da cidade. Já a imagem de Senhor dos Passos sairá da Capela São José, no bairro da Areia, às 19h.

O ponto de encontro ocorrerá no largo da rua da Esperança, no centro. Em seguida, os fieis seguirão em caminhada para Capela Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Triângulo, onde ocorrerá o encerramento com momento de oração.

Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal inicia na quinta-feira (18), com a missa da Ceia do Senhor e do Lava Pés, às 19h30, no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), Santo Antônio (Santo Antônio) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II).

Pela manhã, acontecerá a missa dos Santos Óleos, às 9h, na Catedral São Thomaz de Cantuária, em Camaçari, celebrada pelo bispo diocesano Dom João Carlos Petrini. Os fieis que desejam participar da celebração, a Paroquia disponibilizará o transporte que sairá às 7h do Santuário Nossa Senhora das Candeias.

Sexta-feira Santa

Já a Sexta-Feira da Paixão, celebrada na sexta-feira (19), o Santuário e as comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), Santo Antônio (Santo Antônio) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II) realizam a Via Sacra, momento que relembra a Paixão de Cristo, a partir das 7h.

Na parte da tarde, às 14h30, os fies se unem para rezar o Terço da Misericórdia. Às 15h, haverá a celebração da Paixão e Morte do Senhor e, logo após, a procissão do Senhor Morto que este ano será unificada.

A imagem do Senhor Morto será enviada para a Capela Virgem dos Pobres, no Malembá, onde será o ponto de partida. A procissão percorrerá as ruas do bairro, como praça Milton Bulcão, Joana Angélica, Ladeira do Cruzeiro e Rua dos Missionários. A chegada será no Santuário.

Vigília Pascal

A Vigília Pascal, no sábado (20), às 19h30, ocorrerá no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades Virgem dos Pobres (Malembá), Santo Antônio (Santo Antônio) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II). A vigília em espera a Ressurreição será realizada no Santuário após a celebração, com apoio do Renascer.

Domingo de Páscoa

A Procissão da Ressurreição do Senhor Ressuscitado será realizada, no domingo (21), às 6h, no Santuário e nas três comunidades que celebraram o Tríduo Pascal. Logo após a procissão, será realizada as celebrações eucarísticas.

As missas da Ressurreição do Senhor, seguirá os horários normais no Santuário. Já nas comunidades não haverá celebração na parte da tarde na Virgem dos Pobres e à noite no Santo Antônio. Já nas comunidades Nossa Senhora de Fátima e Santa Luzia seguem em horários normais.

Fonte: Pascom