O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candeias: Comerciantes aderem em massa a Semana Inglesa, fecham lojas não essenciais as 13 horas e funcionários comemoram pelas ruas

No sábado, dia 2/3, foi o primeiro dia oficial para cumprimento do novo Decreto 013/2024, que determina o funcionamento do comércio não essencial aos sábados até às 13h, em Candeias. Quem passou pelo comércio após esse horário percebeu a forte adesão dos donos de estabelecimentos ao novo decreto, o que caracterizou que todos estão de acordo, inclusive a própria população. A Central de Abastecimento e o comércio essencial funcionam normalmente.

Após término do novo horário de expediente para o comércio não essencial, os comerciários saíram pelas ruas do Centro para comemorar o ganho na carga horária e na qualidade de vida. Teve gente comemorando de carro, de moto e até a pé, já que um paredão auxiliou no momento festivo. “Que maravilha! Agora é comemorar e descansar um pouco mais sábados”, enfatizou uma vendedora de loja de eletrodoméstico.

“Nós que somos mães precisamos de um tempo para cuidar de nós mesmos. Ir no salão, fazer compras, enfim… nós precisávamos desse tempo extra”, relatou a funcionária da loja de bijuteria Tainá. O empresário, Juan Barreto, que é dono do estabelecimento que Tainá trabalha concordou com o decreto e disse que a iniciativa pode ajudar na qualidade dos atendimentos. “O funcionário fica mais descasado e disposto e fazer um melhor atendimento, então a iniciativa foi boa para todos”, avaliou.

Trabalhadores do comércio aguardavam a efetivação do decreto há mais de 3 décadas, já que o texto consta na Lei Orgânica do Município desde 1990. O prefeito do município, Dr. Pitagoras participou do evento com os comerciários e garantiu que a Semana Inglesa já é uma realidade nas grandes cidades. “Feira de Santana, Lauro de Freitas, Salvador, Camaçari entre outras já implementaram a Semana Inglesa há décadas e agora chegou a vez atender a classe tão trabalhadora da nossa cidade. Isso tudo só foi possível graças ao consenso da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL que representa os empresários e o Sindicato dos Comerciários que abraçaram a ideia”, ressaltou.

Participaram ainda do momento festivo os secretários Eriton Ramos (Gestão Pública) e Filipe (Emprego e Renda); o vereador Gil Soares e o presidente do Sindicato dos Comerciários Elder Sena.