O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candeias: Clinica Veterinária gratuita de Candeias é a única do Norte/Nordeste

A Prefeitura de Candeias com a missão de cuidar bem da saúde do município estende também esses cuidados para com os animais de estimação (cão e gato) dos candeeses, criando a primeira clínica veterinária gratuita, única no Norte/Nordeste, pois são raríssimas as cidades no país que oferecem esse tipo de serviço gratuitamente.

A administração municipal também entende que muitas vezes esses animais despertam nos responsáveis laços afetivos de amor e amizade e para ampliar os cuidados para com estes animais, implantou em agosto de 2017 a ‘Clínica Veterinária de Candeias’.

Com essa aquisição, a população passou a contar com mais um serviço de excelência oferecido pela Prefeitura. A clínica veterinária realiza atendimento ambulatorial e emergencial, além da vacinação antirrábica. No ano passado foram registrados mais de mil atendimentos em cães e gatos.

Para a médica veterinária Juliana Rocha, a iniciativa da Prefeitura é bastante favorável, principalmente para as pessoas que não têm condições de pagar por esses procedimentos. “Esses atendimentos são bastante importantes para a população, principalmente para as pessoas que não têm condições de pagar por uma consulta veterinária e os procedimentos. Fico também feliz em ter contribuído para mudar a realidade de mais de mil animais que por aqui passaram”, relatou Juliana.

A médica também destacou a importância da clínica na prevenção e controle de zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para serem humanos). Pois, assim que um animal é diagnosticado com alguma zoonose a clínica notifica a Vigilância Epidemiológica (Viep), que vai tomar as medidas cabíveis.

Felicidade é o sentimento que descreva a moradora do bairro do Malembá, Larissa Oliveira, que levou o cão da raça pitbull, pela primeira vez até a clínica, “Estou bastante feliz em poder contar com a clínica veterinária gratuita aqui na minha cidade; nunca tivemos um serviço como este aqui, quando me falaram da existência dessa clínica nem acreditei, e hoje sei que ela funciona, e funciona muito bem. Meu cachorro está recebendo toda assistência necessária aqui”, comentou.

Outro motivo de orgulho para os candeeses é que o formato da clínica tem se tornado objeto de estudo para pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

Para quem precisa levar bichinho de estimação até a Clínica Veterinária ela funciona ao lado do Centro Médico Luiz Viana Filho, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h para atendimento ambulatorial e emergencial; para vacinação antirrábica de segunda a sexta-feira das 8h às 13h.