Em 2018, foram atendidos mais de 25 mil pacientes e nos primeiros meses deste ano mais de 5 mil já receberam atendimento.
O município de Candeias conta com uma Clínica de Reabilitação (REAB) que oferece, para a população serviços de fisioterapia e fonoaudiologia com profissionais especializados. Para quem se deslocava da cidade para ir aos municípios vizinhos em busca de atendimento fisioterapêutico e fonoaudiólogo, passou a contar desde agosto de 2017 com mais esta clínica que oferece tratamentos com aparelhos modernos e salas especializadas.
A REAB hoje atende em média 140 pacientes diários sendo, 120 de fisioterapia e 20 assistências em fonoaudiologia. Na unidade são realizadas assistências fisioterapeutas nas especialidades de ortotraumatologia, neurologia, pediatria, geriatria, auriculoacunputura, pilates, e fisioterapia respiratória.
A Clínica de Reabilitação finalizou o ano de 2018 com mais de 25 mil atendimentos e no primeiro trimestre de 2019 já foram mais de 5 mil.
Ampliação de Serviços
De acordo com Talita Rodrigues, coordenadora da Clínica de Reabilitação, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, estará ampliando o serviço de fisioterapia ofertando reabilitação na área de uroginecologia, com fisioterapeuta pélvica especializada que atua nas disfunções urogenital e anoretais como a incontinência urinária, em razão do aumento da demanda de pacientes em busca de tratamento para incontinência.
Fisioterapia Uroginecológica (Pélvica)
A pelve é responsável pelas funções urinárias, fecal e sexual humana, além de parte da função obstétrica. Problemas locais são as disfunções da estática pélvica (prolapsos genitais), disfunções anorretais e urinárias femininas, masculinas e infantis, algias pélvicas além das disfunções sexuais diversas em ambos os gêneros.
A Fisioterapia Uroginecológica é um método não invasivo de tratamento, de baixo risco, pouco dispendioso e pode se constituir numa estratégia de tratamento efetiva e conservadora na recuperação das funções fisiológicas, causando uma melhora da musculatura do assoalho pélvico.
Incontinência Urinária é a perda involuntária de urina. Homens e crianças também são afetados, porém, é mais frequente nas mulheres. A incidência da incontinência urinária na mulher aumenta com a idade, atingindo 25% após a menopausa. É uma das novas epidemias do século XXI, e tem sido considerado um sério problema de saúde pública.
Informações da Fisioterapeuta Pélvica, Adriana Azevedo, membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica (ABFP).
Serviço
Para iniciar acompanhamento na unidade, o usuário deve ser residente em Candeias e comparecer à clínica, que fica localizada na Rua Rio de Janeiro 14, Bairro da Pitanga, das 8h às 17h, com solicitação médica, documentos pessoais juntamente com cartão SUS.
More Stories
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história
Madre de Deus realiza 1º Festival da Juventude com programação cultural e esportiva diversificada
Dino vota pela condenação de Bolsonaro e mais sete; placar está 2 a 0