A Prefeitura Municipal de Candeias, através da Secretaria de Saúde (SESAU), lançou campanha de vacinação contra a Febre Amarela no município. A campanha se estende do próximo dia 19 de fevereiro até o dia 09 de março/2018. O objetivo é vacinar aquela parcela da população que ainda não possui os anticorpos contra o vírus da doença.
De acordo com a Diretoria de Vigilância da SESAU, órgão responsável por coordenar a campanha, todas as unidades de saúde do município oferecem a vacina contra a Febre Amarela. Para receber a dose, o paciente deve comparecer de segunda a sexta, das 8h às 16h, portanto seu cartão de vacina e documento oficial.
A faixa etária contemplada pela campanha vai dos 09 meses aos 59 anos de idade. “Lembrando que gestantes, idosos e pessoas com alergia severa ao ovo da galinha só poderão ser imunizados mediante relatório médico explicando o motivo da indicação”, ressalta o órgão municipal de Saúde.
A vigilância epidemiológica alerta para que todos os casos suspeitos de epizootia devem ser notificados imediatamente pelos telefones (71) 3605-1111 / (71) 3605- 2220.
A Febre Amarela
A Febre Amarela é uma doença viral grave que causa febre alta, cefaleia, dor muscular, vômito podendo chegar às formas mais graves como insuficiência hepática, renal e icterícia (olhos e pele amarelada) assim como manifestações hemorrágicas. A transmissão se dá por meio da picada do mosquito Haemagogus e Sabettes no ciclo silvestre e pelo Aedes aegypti no ciclo urbano, a infecção ocorre quando uma pessoa que nunca tomou a vacina ou tenha contraído a doença entra em área com circulação do vírus e é picada por um mosquito infectado. Além do homem os primatas também podem contrair a doença, embora, contrariamente ao senso comum, não transmitam o vírus.
Bahia Notícia
More Stories
BYD anuncia 2 mil vagas de trabalho até fevereiro de 25 e promete transformar Camaçari no “Vale do Silício”
Prefeito Dailton Filho reúne força total de segurança para Operação Verão
Vitória vence, se livra do rebaixamento e garante cinco nordestinos na Série A em 2025