O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candeias: Caminhada do Outubro Rosa mobiliza profissionais de saúde para conscientizar mulheres do município

Nesta terça-feira (10), uma divertida caminhada realizada pela Prefeitura Municipal de Candeias através a Secretária de Saúde (SESAU) marcou o início das atividades do Outubro Rosa em Candeias.

Enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes da saúde uniram-se para promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com o objetivo de sensibilizar e informar a população feminina, a caminhada reuniu dezenas de profissionais de saúde, a exemplo do secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira e da subsecretária, Talita Ramalho.

 

Durante o percurso, foram distribuídos materiais informativos sobre a importância do autoexame das mamas, da mamografia periódica e dos demais procedimentos de rotina. As técnicas de enfermagem e os agentes da saúde também aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas e orientar as mulheres presentes

“A caminhada do Outubro Rosa é um momento de união e solidariedade, onde os profissionais de saúde demonstram seu comprometimento em promover a saúde e o bem-estar das mulheres. Além disso, serve como um lembrete para que todas as mulheres fiquem atentas à sua saúde e realizem os exames preventivos regularmente”, disse Marcelo Cerqueira, secretário de Saúde.

A sesau irá realizar ao longo do mês diversas atividades e eventos que visam conscientizar, informar e apoiar as mulheres na luta contra o câncer de mama.

O Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.