O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candeias: Câmara aprova projeto que prioriza pessoas com diabetes nos atendimentos médicos no Município.

 

A Câmara Municipal de Candeias aprovou nesta quarta-feira, 17, em sessão ordinária, um projeto de lei que prioriza pessoas acometidas com diabetes nos atendimentos médicos, em Candeias.

Segundo justificativa do vereador Ivan do Prateado, autor do projeto, muitos atendimentos médicos são pela manhã e devido demandas, passam do horário programado da consulta ou exame. Com isso, pessoas com diabetes, que têm a necessidade de uma dieta alimentar regrada, não podem passar do horário da refeição, pois se não, a doença pode se agravar”, enfatizou o vereador que é acometido pela diabetes.

 

O PL foi aprovado de maneira unânime dos presentes e segue para sanção do executivo municipal.

O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratado. A síndrome metabólica acontece pela falta de insulina e/ou pela incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando a glicemia – alta da glicose.

A glicose é um tipo de açúcar produzido a partir dos alimentos que ingerimos, e nossa principal fonte de energia. Esta substância química (insulina) produzida pelo pâncreas é a responsável por permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células.

A diabetes ocorre porque o órgão não está sendo capaz de produzir o hormônio em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo ou porque ele não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), cerca de 40% dos adultos com a condição ainda não receberam o diagnóstico. A doença pode ser perigosa por aumentar certos riscos na saúde integrada do indivíduo, como problemas cardíacos, renais, mentais e sexuais.

Conforme dados da Federação Internacional de Diabetes, houve um aumento de 16% na incidência de diabetes na população mundial nos últimos dois anos. No Brasil, a doença atinge cerca de 16,8 milhões de pessoas.