O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Candeias: Bloco dos Mendigos se prepara para desfilar em 7 de Setembro

Há mais de uma década num dos dias mais importantes da República brasileira (7 de Setembro), dia da Independência, um grupo de pessoas alijadas da sociedade pela concentração de renda num dos municípios mais ricos do Estado, manifesta a insatisfação pelo descaso e falta de apoio que vivem.

Idealizado por estudantes secundaristas dentro do Colégio Polivalente no início dos anos 2000 tendo como inspiração o “Grito dos Excluídos”, promovido pela Pastoral da Terra, da Igreja Católica, o grupo de “mendigos candeenses” protesta pelo caos nas gestões municipais que infelicitam os moradores de baixa renda.

Não há cunho político-partidário na manifestação da qual todos os que desejarem podem participar desde que cumpram as regras do grupo, que exige o uso de trajes debochados lembrando as condições de vida da gama da população desassistida. O comércio e cidadãos contribuem para a organização do movimento que prega igualdade social e respeito às pessoas de baixa renda.

Mais uma vez, o Bloco dos Mendigos vai sair do Largo do Santo Antônio, no bairro do mesmo nome, descendo a Rua 21 de abril e seguindo o mesmo percurso do desfile em comemoração à Independência do Brasil que, para muitos, vivem ainda na escravidão político-econômica.

A expectativa de Chocolate, morador do Minha Casa Minha Vida, um dos 10 organizadores do grupo no momento, é que mais de mais de 500 pessoas participem do cortejo, especialmente, pelo que não tem acontecido em favor dos candeenses nos últimos anos.

Texto: Yancey Cerqueira