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Candeias: A pedido do vereador Diego Maia, Procon-Ba inaugura Posto de Atendimento no município

 

_Unidade será aberta no dia 21 (quarta-feira), às 9h30, e vai funcionar de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Av. Antônio Paterson, s/nº, Praça Santa Dulce dos Pobres_

No mês em que Candeias completa 66 anos de emancipação política, consumidores/as do município e região passam a contar com os serviços do Procon-BA na cidade. O novo Posto de Atendimento do órgão, que é vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH, será inaugurado no dia 21 (quarta-feira), às 9h30. A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, por ordem de chegada, nas instalações do SAC, que fica na Av. Antônio Paterson, s/nº, Praça Santa Dulce dos Pobres.

Além de Candeias, cidade com intensa dinâmica no setor de serviços/comércio, o novo Posto de Atendimento vai fortalecer a cidadania de consumidores/as de Madre de Deus, São Francisco do Conde, Santo Amaro e São Sebastião do Passé. O equipamento chega em boa hora para garantir acesso gratuito à justiça e contribuir para a emancipação cidadã da população no território. O novo equipamento faz parte do plano de interiorização do Procon e é fruto de parceria entre a SJDH e a Secretaria de Administração do Estado (Saeb), através da Rede de Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC).

A articulação da chegada do órgão é fruto do mandato do Vereador Diego Maia.

Os/as moradores da região vão poder acessar a justiça consumerista gratuitamente na nova unidade, para fazer consultas, reclamações, receber orientações e encaminhar solicitações de intermediação nas relações de consumo, além de ter acesso a materiais educativos. O Procon/SJDH conta, atualmente, com 20 postos de atendimento, sendo 10 localizados em Salvador, na região Metropolitana e no interior do estado, além de integrar as rotas do SAC Móvel, Procon Itinerante e Procon videoatendimento.

*SERVIÇOS*
*Consulta:* orientações sobre consultas e dúvidas relacionadas a relações de consumo não específicas; encaminhamentos e orientações nas situações em que não envolvam relação de consumo, direcionando o consumidor ao órgão competente, a exemplo de questões de natureza previdenciária e trabalhistas.

*Reclamação:* registro de procedimentos relacionado à relação de consumo, firmada entre consumidor e fornecedor de produtos e serviços, a partir de tratativas por telefone – quando o atendente entra em contato com o fornecedor e busca intermediar, de imediato, uma solução para o problema apresentado; e, quando o atendente envia uma correspondência ao fornecedor, através do Pro Consumidor, concedendo a este o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta de acordo e resolução da reclamação do consumidor por meio do próprio sistema.

*Como acessar os serviços do Procon?*
As demandas individuais devem ser tratadas diretamente nos Postos de Atendimento. Já as coletivas, continuam sendo acolhidas pelo e-mail: denuncia.procon@sjdh.ba.gov.br. Qualquer empresa pode ser denunciada ao Procon-BA. No entanto, o atendimento varia segundo o tipo de fornecedor.

*SERVIÇO:*
*O QUE –* Inauguração do Posto de Atendimento do Procon em Candeias
*QUANDO –* 21 de agosto de 2024, às 9h30
*Onde –* Posto SAC de Candeias, Av. Antônio Paterson, S/N, Praça Santa Dulce dos Pobres