O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Camaçari publica Plano Municipal de Segurança Pública com metas de redução da violência no município

O documento se alinha aos objetivos do ‘Município Seguro’, projeto estratégico do MPBA que faz diagnóstico, monitoramento e fiscalização da existência e regularidade de políticas de segurança pública municipal, voltadas à implementação dos instrumentos e mecanismos da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O projeto desenvolve ações conjuntas com o programa ‘Bahia pela Paz’, política estatal que busca a redução da criminalidade no estado.

Estrutura

O Plano está organizado em três eixos temático, Gestão, Infraestrutura e Integração Social, que se desdobram em 13 compromissos e 60 ações específicas. Entre as prioridades, estão a criação do Órgão Gestor Municipal de Segurança Pública, consolidação do Fundo Municipal de Segurança Pública, melhoria da iluminação pública e recuperação de espaços urbanos, fortalecimento de programas de prevenção à violência doméstica, de gênero e contra crianças e adolescentes, articulação entre secretarias municipais e órgãos estaduais de segurança e estímulo à criação de Conselhos Comunitários de Segurança

Política de Estado

Para o MPBA, a aprovação do plano municipal estruturado representa um avanço significativo para Camaçari, pois estabelece uma política de Estado — e não apenas de governo — para a segurança pública. Com metas quantificáveis, como a redução de 9% ao ano na taxa de homicídios e 20% nos índices de roubos, o documento permite monitoramento sistemático, transparência na aplicação de recursos e continuidade das ações independentemente de mudanças administrativas. “É um momento histórico para Camaçari. O Plano não é apenas um documento técnico, mas o resultado de um trabalho colaborativo que envolveu diversas instituições, especialistas da Ufba e, principalmente, a escuta ativa da nossa comunidade”, destacou a promotora de Justiça Aline Cotrim Chamadoira, coordenadora do Cisp Camaçari.  “Estamos criando uma política pública sustentável, com metas claras e ações integradas que atacam tanto as consequências quanto as causas da violência. O município assume seu protagonismo na construção de uma sociedade mais segura e justa para todos os camaçarienses”, completou.Eventos Camaçari.

A promotora de Justiça Anna Karina Trennepohl, que atua no Controle Externo da Atividade Policial, destacou que “o Plano é um instrumento de planejamento estratégico que tem o objetivo de diagnosticar, organizar e orientar as ações locais voltadas à prevenção e à redução da violência e da criminalidade, em articulação com o município, outras instituições e a sociedade civil”. O Cisp Regional Camaçari continuará acompanhando a implementação do plano, garantindo a efetivação dos compromissos assumidos e a participação da sociedade civil no monitoramento das ações.

Foto: Rafael Kuster

Jornal Camaçari