Iniciando a programação da Campanha Agosto Lilás de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Mulher (Semu), realizou, na manhã desta terça-feira (1º/8), uma caminhada aberta ao público, com a participação de servidores, usuárias e toda a rede municipal envolvida. A ação teve como ponto de partida a Prefeitura de Camaçari, com destino a Praça Desembargador Montenegro, e contou com faixas com mensagens de conscientização e prevenção, além da entrega de material informativo à população.
Segundo a titular da pasta, Fafá de Senhorinho, a caminhada foi de extrema importância para enfatizar a luta pelo fim da violência, sobretudo a doméstica, além de pedir justiça por todas as mulheres que tiveram suas vidas interrompidas em decorrência do fato. “Essa caminhada é muito importante no que diz respeito ao apoio à mulher no enfrentamento à violência. É na solidariedade e na empatia que abrimos nossos corações para o amor e o respeito. É na união que se cria a força para quebrar o ciclo do silêncio e do ódio e, na singularidade de cada indivíduo, os elos dessa corrente se fortalecem”, disse a secretária da pasta.
A superintendente da pasta, Cíntia Lopes, disse que combater à violência de gênero é uma causa abraçada pela gestão municipal e reitera a importância de ser defendida por todos e todas. “É preciso deixar claro que o combate à violência contra a mulher é uma causa abraçada pela nossa gestão, mas também tem que ser abraçada por toda a sociedade. Esse combate, não é apenas no mês de agosto, mas todos os dias e assim deve ser”, explicou.
Durante a caminhada, Edinete Santos Souza, moradora do bairro Nova Vitória, destacou a importância dos trabalhos de conscientização para a população e também da denúncia para combater a violência contra a mulher. “Nos últimos anos, a violência contra as mulheres aumentou muito em todo país, isso requer um comprometimento ainda maior de todas nós. Mas este mal pode ser vencido com o envolvimento de toda sociedade, basta que todo cidadão ajude àqueles que não têm voz. Não se cale, denuncie!”, completou.
Nilcélia Bispo dos Santos, moradora do Jardim Limoeiro, falou da importância de participar de ações como essa. “É preciso fazer com que o maior número de mulheres conheça seus direitos, precisamos estar unidas”, declarou.
A programação da Campanha Agosto Lilás desenvolvidas pela pasta segue com várias ações durante todo o mês.
Nossa Metrópole
More Stories
Operação termina com 35 suspeitos de integrar facções criminosas presos na Bahia
Esposa de Lucas Paquetá tira joias com receio de ser assaltada no Pelourinho: ‘medo de alguém vir e arrancar minha orelha’
Advogado é encontrado morto com mãos e pés amarrados na Bahia; investigação apura se trabalho tem relação com o crime