O candidato a Prefeitura de Salvador pelo União Brasil, Bruno Reis, disse nesta terça-feira (24), ao Bahia Meio Dia, que pretende voltar com as linhas de ônibus que foram cortadas do transporte público da cidade. Ele foi o segundo a participar da série de entrevistas do telejornal com os candidatos à prefeitura da capital baiana.
“Não foi fácil chegar até aqui, para construir leva muito tempo. Encontramos a cidade arruinada, destruída. Nesses últimos anos avançamos muito, tivemos muitas conquistas e não podemos retroceder”, afirmou.
A ordem das entrevistas dos candidatos foi definida em sorteio. Kleber Rosa (PSOL) foi o primeiro entrevistado, na segunda-feira (23), e Geraldo Júnior (MDB) será entrevistado na quarta-feira (25). Assim como Kleber Rosa e Bruno Reis, Geraldo Júnior terá 30 minutos de entrevista ao vivo.
A candidata Eslane Paixão (UP) será entrevista na quinta-feira (26), seguida por Victor Marinho (PSTU), na sexta-feira (27), e Giovani Damico (PCB), no dia 30 de setembro. Eles terão 10 minutos de entrevista gravado, pois diferente dos outros candidatos, não têm representatividade no Congresso Nacional. As entrevistas também serão exibidas no Bahia Meio Dia.
Todas as entrevistas serão conduzidas pelos apresentadores Jéssica Senra e Vanderson Nascimento.
Insegurança
Bruno Reis foi questionado sobre as medidas para diminuir a insegurança na cidade, que ocupa a 9ª posição no ranking das cidades maios violentas do Brasil, conforme o Atlas da Violência 2024, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
“Todo mundo sabe que o combate a facções, trafico de drogas e tráfico de armas é de responsabilidade do governo do estado. O prefeito não comanda a Polícia Militar. Em todas as outras áreas, Salvador cresce acima da média nacional e da média do estado”, disse.
De acordo com o candidato, que é o atual prefeito da capital baiana, algumas das medidas que já foram tomadas durante sua gestão são o armamento da guarda municipal, instalação de câmeras em diversas regiões da cidade e investimento no Centro Histórico, localidade bastante visitada por turistas e que tem diversos registros de furtos e assaltos.
Mobilidade urbana
O candidato afirmou que a retirada de diversas linhas de ônibus do sistema de transporte público de Salvador aconteceu devido a implementação do metrô. De acordo com Bruno Reis, existe um contrato que exige a readequação de linhas concorrentes com o sistema, e a medida que novas estações foram surgindo, mais linhas de ônibus precisaram ser modificadas.
“Nós vamos tentar convencer o Ministério Público e o Governo do Estado sobre o retorno dessas linhas, mas caso eles não queiram, o prefeito está anunciando em primeira mão que vai retornar essas linhas mesmo correndo o risco de ser processado”, afirmou.
O atual prefeito ainda afirmou que não considera a possibilidade da implementação da tarifa zero, pois o orçamento de Salvador não é suficiente para sustentar a medida.
Desafetação de terrenos
O candidato foi questionado sobre a desafetação de imóveis da prefeitura e afirmou que, durante sua gestão, vendeu apenas dois terrenos. Segundo ele, esses locais não eram áreas verdes e não traziam benefícios para a sociedade.
Para Bruno Reis, a desafetação não causa prejuízos para a cidade e citou o Centro de Convenções como um dos casos de sucesso da medida.
Ainda de acordo com o candidato, Salvador é uma cidade premiada no que diz respeito a sustentabilidade, inclusive com a redução da emissão de gás carbônico (CO2) nos últimos anos.
Meio ambiente
O candidato foi questionado sobre como equilibrar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente. Os jornalistas relembraram a destruição de áreas verdes nas obras do BRT, além da construção de espigões na orla da capital baiana, que podem causar sombreamento no mar. Segundo Bruno Reis, não é da autoridade do prefeito barrar obras que não estejam fora da lei.
“Não foi autorizado nenhum empreendimento que não esteja dentro da lei. O grande desafio das metrópoles é o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade”, afirmou.
More Stories
Operação termina com 35 suspeitos de integrar facções criminosas presos na Bahia
Esposa de Lucas Paquetá tira joias com receio de ser assaltada no Pelourinho: ‘medo de alguém vir e arrancar minha orelha’
Advogado é encontrado morto com mãos e pés amarrados na Bahia; investigação apura se trabalho tem relação com o crime