O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Brasil favoritaço? Argentina recuperada? Ronaldo campeão? Veja as chances no mata-mata

Chegou a hora. A Copa do Mundo abre a sua fase de mata-mata neste sábado, com o início das oitavas de final. É o momento em que os melhores sobrevivem. Afinal, quem será o campeão na Rússia-2018? É nessa hora que  separam os meninos dos homens, os campeões dos eliminados!

Das 32 seleções que abriram o torneio, 16 já deram adeus. Perdeu, está fora. A resposta para a pergunta acima, de fato, virá no dia 15 de julho, data da final. Mas, até lá, só tem jogo decisivo.

E, claro, dá para imaginar como será o cenário da reta final. Com a definição do mata-mata, cada país já sabe o caminho para a tão sonhada decisão. Há rotas mais fáceis, mais difíceis? Talvez.

 

Argentina em recuperação? Brasil favoritaço? México perigoso? Veja, abaixo, o que dizem os números!  mas a culpa não é nossa se as dicas não derem certo. Afinal, futebol é uma caixinha de surpresas!

França x Argentina

A seleção francesa chegou ao Mundial com uma geração repleta de talentos e com muito favoritismo na bagagem. Em campo, foram duas vitórias, um empate e uma série de dúvidas, especialmente quando se pensa no choque entre expectativa e realidade.

Por falar em realidade, ela foi muito cruel com a Argentina. A seleção de Jorge Sampaoli, sempre candidata ao título, penou na primeira fase. Até os 41min do segundo tempo da terceira rodada contra a Nigéria, a equipe estava eliminada do Mundial. O gol de Rojo colocou o time no mata-mata de maneira épica. Diego Maradona até precisou de atendimento de tanto sofrimento.

França mostrando o seu verdadeiro potencial? Argentina, renovada, reanimada, pronta para ser a temida Argentina? Nas estatísticas, vitória dos azuis europeus. No sufoco.


Uruguai x Portugal

Cristiano Ronaldo fez dois grandes jogos e se consolidou como um dos grandes nomes na Rússia, mas a classificação veio de forma sofrida. O segundo lugar no grupo B colocou Portugal no caminho do Uruguai, um dos três times com 100% de aproveitamento na Rússia – Croácia e Bélgica completam o trio.

Será o duelo do principal candidato a melhor do mundo contra a seleção com a melhor defesa da Copa – nenhum gol sofrido e com uma das duplas de ataque mais letais do planeta – Luis Suárez e Edinson Cavani.

Quem classifica? Pelos números, dá Portugal. Apertado. Concorda?


Espanha x Rússia

O caos chegou à Espanha às vésperas do Mundial, quando o técnico Julen Lopetegui foi demitido 24h após ser anunciado pelo Real Madrid. Fernando Hierro assumiu o comando, e o time, um dos grandes candidatos ao título, teve problemas e venceu apenas o Irã, apertado, 1 a 0, empatando com Portugal – uma das melhores partidas da Copa – e com Marrocos – no sufoco.

Já a Rússia, mesmo com a derrota para o Uruguai na última rodada da fase de grupos, não tem do que reclamar. Segundo melhor ataque do Mundial – atrás apenas da Bélgica –, a equipe espantou o risco de não avançar em um grupo mediano com duas vitórias incontestáveis sobre Arábia Saudita e Egito. Ânimo recuperado e espírito revigorado no Mundial.

Será que La Roja vai ser a La Roja que todos esperavam? Ou os donos da casa vão despachar um favorito ao título? O que diz a matemática: dá Espanha. Fácil.


Croácia x Dinamarca

A chave da Argentina teve uma seleção que sobrou e, com facilidade, até poupando suas principais estrelas, chegou a 100% de aproveitamento. Não, não foi a Argentina. Se o grupo D teve uma dona, foi a Croácia. Comandada por Luka Modric, fortíssimo candidato a melhor jogador da primeira fase do Mundial, a seleção de camisa quadriculada pode ir longe na Rússia.

Mas, antes, tem a Dinamarca pelo caminho. A vitória sobre o Peru na estreia fez com que o time nórdico ganhasse tranquilidade na competição. Empates com Austrália e França fizeram os dinamarqueses avançarem também sem tropeços e, agora, enfrentam o principal desafio na competição.

Croácia favorita? Dinamarca correndo por fora? Sim, pelo menos nos números.


Brasil x México

Para alguns, está muito bom. Para outros, deu para o gasto. Como em toda Copa do Mundo, a seleção brasileira divide opiniões. Esperava-se mais do time de Tite e também de Neymar, mas o Brasil, comandado por Philippe Coutinho, confirmou o favoritismo e passou pela primeira fase sem sustos.

Já o México protagonizou uma das maiores surpresas da história dos Mundiais ao vencer a então poderosa e candidata ao título Alemanha. Foi a estreia dos sonhos, resultado que deu confiança à equipe de Juan Carlos Osorio. A classificação foi no sufoco, com derrota para a Suécia e contando com outro resultado improvável, o tropeço alemão para a Coreia do Sul.

O Brasil vai encantar e avançar para as quartas? Ou o México vai aprontar mais uma e mandar outro favorito de volta para a casa? Segundo as combinações matemáticas, o time de Neymar é o favoritaço.


Bélgica x Japão

Dá para dizer que se trata de um dos duelos mais improváveis do mata-mata. A Bélgica tenta fazer com que sua “ótima geração”, unida na seleção, confirme os excelentes resultados que os jogadores conquistam em seus clubes. É um time dos mais fortes, candidato ao título, mas até onde pode chegar a equipe de Hazard, Lukaku e cia?

Pelo caminho, o Japão, que se classificou graças a um critério de desempate que estreou no Mundial da Rússia: o fair play. Foi no sufoco que os asiáticos, que chegaram à Copa como time mais forte do grupo, deixaram pelo caminho Senegal e Polônia. A Colômbia terminou em primeiro, e o segundo lugar colocou a equipe nipônica no caminho de uma “ótima geração”.

Será a confirmação da Bélgica como grande força mundial? Ou o Japão vai sair mais uma vez de azarão para surpreender? Nos números, a “ótima geração” sobra.


Suécia x Suíça

O primeiro lugar do grupo F tinha um dono, e a briga era pela segunda posição. Ou alguém apostaria contra a Alemanha? Quem apostou, se deu bem. A Suécia, sem Ibrahimovic, se mostrou a grande “matadora” de favoritos. A Holanda ficou para trás no grupo das eliminatórias; a Itália, na repescagem; e a Alemanha sofreu para ganhar o confronto direto, mas saiu da liderança previsível para o papelão improvável. Melhor para a Suécia.

Já a Suíça viveu situação semelhante, mas com a diferença que o Brasil confirmou o favoritismo e ficou em primeiro da chave. Os europeus fizeram duas partidas muito boas, no empate na estreia contra o próprio time de Tite e na virada contra a Sérvia. O gol no fim sofrido pela Costa Rica não mudou em nada o rumo da classificação suíça.

Quem leva a melhor no duelo entre duas das seleções mais bem arrumadas do planeta? As estatísticas dizem que é o confronto mais equilibrado das oitavas, com pequena vantagem para a Suíça.


Colômbia x Inglaterra

Antes da Copa, parecia ser um dos grupos mais fáceis, com Colômbia e Polônia brigando pela liderança. Os poloneses foram eliminados na segunda rodada, e os sul-americanos tiveram uma primeira fase turbulenta. Lesão de James Rodríguez, expulsão de Carlos Sánchez aos 3min da estreia, sufoco e vaga garantida graças ao ex-palmeirense Yerri Mina, principal nome do time até aqui.

Com uma geração que não conta com “superstars” do futebol mundial, a Inglaterra desembarcou na Rússia sem pressão para ser campeã depois de muitas Copas de altas expectativas e decepções ainda maiores. Harry Kane se mostrou, sim, um astro dos Three Lions, e o segundo lugar no grupo acabou não sendo nada mal: a chave, pelo menos antes de a bola rolar, parece ser bem mais tranquila do que o “outro lado”, que tem Brasil, França, Argentina, Portugal, Uruguai, Bélgica…

Colômbia e sua geração de ouro versus Inglaterra e sua nova geração que busca afirmação mundial: quem avança? Os britânicos estão na frente nos números. Será?

 

 

ESPN