O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Bradesco anuncia programa de demissão voluntária

O Bradesco anunciou na noite desta quinta-feira o lançamento de um programa de desligamento voluntário ( PDV ) de funcionários, no momento em que as grandes instituições financeiras do país enfrentam crescente concorrência de bancos digitais .

Em comunicado, o segundo maior banco privado do país afirmou que o período de adesão ao PDV será aberto na próxima segunda-feira, dia 2 de setembro, e terminará em 16 de outubro.

Programa de demissão voluntária : É uma boa ideia?

O programa é voltado a funcionários mais velhos e com mais tempo de casa. Na rede de atendimento, são elegíveis os profissionais já aposentados ou aptos a se aposentar. Nas demais áreas, é preciso cumprir esses requisitos e também estar há pelo menos 20 anos na instituição.

O anúncio do Bradesco vem na esteira de ações similares de outros bancos no país,  que também lançaram medidas desse tipo nos últimos meses em meio à crescente pressão de novos concorrentes digitais.

Em julho, o Itaú Unibanco tinha anunciado um PDV, mas também não informou o montante de adesões que pretende obter. Em maio, a Caixaabriu um PDV com objetivo de reduzir 3,5 mil postos. A estimativa é que o programa gere economia anual de R$ 716,1 milhões em 16 meses.

 

A Caixa, no entanto, vai adiar o desligamento de dois mil funcionáros que aderiram ao programa para cumprir o calendário dos saques das contas do FGTS e das quotas do PIS .

Já o Banco do Brasil anunciou um Programa de Adequação de Quadro (PAQ) para setores com excesso de pessoal. Nele, os funcionários também terão a possibilidade de movimentar-se, com prioridade, para vagas existentes em outras unidades.

O que será oferecido a quem aderir

No comunicado, o Bradesco afirmou que vai oferecer a quem aderir ao programa, além das verbas rescisórias, o equivalente a 60% do salário fixo do mês, por ano completo trabalhado, limitado a 12 salários, em parcela única, além da manutenção do plano de saúde e odontológico por um ano e meio e pagamento de valor equivalente a seis meses de vale-alimentação.

 

A instituição também afirmou que o número de funcionários elegíveis, assim como a expectativa de impacto financeiro do programa, serão divulgados após o fim do período de adesão. O Bradesco já havia adotado um PDV em 2017, que teve cerca de 7,5 mil adesões e um custo de R$ 2,3 bilhões para o banco. A expectativa é que o novo PDV seja um pouco menor que o de dois anos atrás.

Segundo os dados mais recentes, o Bradesco tinha a maior folha de pagamentos entre os maiores bancos no país, embora seja menor do que Itaú Unibanco e Banco do Brasil em ativos.

O banco tinha 99.198 funcionários no fim do segundo trimestre. O Itaú Unibanco tinha 85.161 empregados, enquanto o Banco do Brasil empregava 96.168 pessoas. A Caixa Econômica Federal tinha 96.085 funcionários em março, último número disponível.

 

 

O Globo