O cenário de descaso e abandono na comunidade e no bairro de Jauá, Orla de Camaçari, tem causado sérios danos para os moradores, principalmente para os comerciantes locais. Por este motivo um grupo de moradores procurou o deputado estadual Bira Corôa (PT-BA), que visitou a comunidade para acompanhar a situação.
Segundo os moradores, há quase 3 anos, obras iniciadas pela Prefeitura de Camaçari estão abandonadas. “A Praça principal de Jauá está com a reforma parada, no Parque das Dunas é retirada areia sem fiscalização, o local virou uma espécie de lixão – são descartados materiais de construção, móveis, e animais mortos, causando infestação de moscas, mosquitos, ratos”, denunciou.
O parlamentar esteve na comunidade e relatou “na praça, onde deveria ser executada a obra de revitalização não encontrei máquinas, nem profissionais trabalhando. É um descaso com a população. Até a escultura na entrada do bairro, o papagaio, símbolo de Jauá, está jogado no chão há quase 3 anos”. Além disso, desativou o estacionamento, reduziu a pista de acesso à praia, inviabilizando a principal atividade econômica, o turismo. Isto afetou fortemente o comércio, incapacitando a geração de emprego e renda.
Ainda caminhando pelo bairro, Corôa identificou que um marco histórico, cultural, econômico e social de Jauá, a Fonte da Barrica, está abandonada. Já no calçadão da praia foi instalada uma caixa coletora de lixo, mas para os comerciantes e moradores locais causa mais transtorno do que auxilia na limpeza. “A comunidade reclama do mau cheiro, da infestação de moscas, e também do horário de coleta que atrapalha o trânsito, e afasta o turista da praia no melhor momento de lazer, pela de manhã”, destacou.
Outra situação verificada pelo deputado Bira foi que a maior praça esportiva da localidade, conhecida como Campo dos 30, também está abandonada. “Segundo os moradores, foi negociado a revitalização do campo e construção de uma praça no local. Mas, nem o campo e nem a praça foram entregues à população até hoje”, finalizou.
O petista, pelo seu histórico de atuação e identidade com o município, colocou o mandato à disposição para fazer a interlocução com a gestão pública municipal, na busca de solucionar esses problemas.
More Stories
Jerônimo destaca liderança da Bahia na revolução energética, durante apresentação de primeiro carro elétrico montado na fábrica da BYD, em Camaçari
Vereador Cássio Vinícius defende recontar a história da Independência do Brasil a partir do olhar baiano e nordestino
Presidente da Câmara Rosana de Bobó destaca participação popular de Candeias na luta do 2 de Julho