O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Biólogo explica vazamento de gás em Candeias: “Poderia trazer prejuízos imensuráveis para o meio ambiente”

Na noite desta terça-feira (9) foi registrado um vazamento de ácido sulfúrico no Porto de Aratu, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo informações da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), o incidente aconteceu na área 1 do terminal, operado pela empresa Vopak, onde é destinado o armazenamento do gás.

O biólogo Francisco Kelmo explica que, para determinar o grau de possíveis contaminações na água e no ar da região, é preciso saber a quantidade exata do poluente. Para ser considerado perigoso, seria necessário um volume de centenas de litros de gás, o que, dependendo do tempo gasto para conter o vazamento, pode ser bastante provável.

“Essa contaminação poderia trazer prejuízos imensuráveis para o meio ambiente, caso ocorresse o vazamento de grande quantidade em curto espaço de tempo. No caso do vazamento gradual, espera-se morte das algas, dos animais invertebrados e dos peixes. A comunidade de marisqueiras locais e de pescadores deve evitar a área por alguns dias, a fim de não capturarem animais que, porventura, tenham sido contaminados”, afirma Kelmo.