O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Bebida adulterada com metanol: 117 garrafas são apreendidas em bares em SP

Uma ação do governo de São Paulo, que investiga casos suspeitos de intoxicação por consumo de bebida adulterada por metanol, apreendeu 117 garrafas de bebidas sem rótulos e sem comprovação de procedência, nesta segunda-feira (29).

Até esta segunda-feira (29), três casos de morte relacionados às intoxicações estão sendo investigados pela Secretaria da Saúde do Estado. As mortes são de um homem de 58 anos, em São Bernardo do Campo, um homem de 54 anos na capital e um terceiro de 45 anos com local de residência ainda em análise.

Participaram da operação as secretarias estaduais da Saúde e da Segurança Pública, em parceria com o CVS (Centro de Vigilância Sanitária) e a Covisa (Vigilância em Saúde do Município de São Paulo).

As garrafas apreendidas foram localizadas durante ações de fiscalização em três bares e adegas, suspeitos de comercializar as bebidas adulteradas, nas regiões dos Jardins e Mooca, na capital paulista.

Os rótulos apreendidos serão encaminhados à perícia no Instituto de Criminalística da Polícia Técnico-Científica. Além disso, dois estabelecimentos foram autuados por irregularidades sanitárias.

De acordo com o governo estadual, no mês de setembro, foram realizadas mais de 43 mil ações de fiscalização nos 645 municípios paulistas, no segmento de comércios de bebidas, alimentos, bares, restaurantes e adegas.

O que é metanol?

O metanol é uma substância líquida, inflamável e incolor. É amplamente utilizado como solvente, na fabricação de combustíveis, plásticos, tintas e medicamentos

Tem grande potencial de intoxicação, e quando consumido pode levar à morte mesmo em doses pequenas.