A Barragem de rejeitos de minério da Vale, instalada em Barão dos Cocais-MG, pode se romper neste domingo (19), o que motivou o Ministério Público do Estado de Minas Gerais a exigir que a mineradora adote “imediatamente” uma série de medidas para alertar a população local sobre os riscos do rompimento da barragem Sul Superior da Mina de Gongo Soco. A informação é do Correio.
O MP-MG ficou sabendo do possível rompimento através de um documento da própria Vale. O documento afirma que há “uma deformação no talude norte da Cava de Gongo Soco, na Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, passível de provocar a sua ruptura, gerando vibração capaz de ocasionar a liquefação da Barragem Sul Superior, levando ao rompimento da estrutura e, por conseguinte, danos sociais e humanos imensuráveis para a região”.
Segundo o MP-MG, a Vale deve comunicar “por meio de carros de som, jornais e rádios, informações claras, completas e verídicas” sobre as condições da barragem.
A mineradora informou que fará um simulado de emergência em Barão dos Cocais, no próximo sábado (18). A Vale deverá ainda prestar apoio logístico, psicológico, bem como oferecer alimentação, medicação e tudo o que for necessário. Contudo, a empresa alega que “não há elementos técnicos até o momento para se afirmar que o eventual escorregamento do talude Norte da Cava da Mina Gongo Soco desencadeará gatilho para a ruptura da Barragem Sul Superior”.
Fonte; Radar da Bahia
More Stories
Candeias: Intervenção federal no Hospital Ouro Negro chega ao fim e município voltará a administrar a unidade
Jogando na Fonte: Brasil é improdutivo, empata com Uruguai em casa e perde posição nas Eliminatórias
Seleção Brasileira jamais perdeu atuando em Salvador