Somente nos quatro primeiros meses deste ano foram registrados sete assaltos a ônibus cometidos por criminosos que se passaram por baleiros. A fim de minimizar a prática, todos os trabalhadores serão recadastrados, conforme explicou à Tribuna da Bahia o presidente da União dos Baleiros do Estado da Bahia (Unibal) Gilson Rodrigues.
“Inclusive aqueles que não são credenciados, vamos cadastrar, para justamente inibir essas pessoas que não são baleiros e entram no ônibus para cometer esses assaltos. Precisamos sempre lembrar que baleiro é identificado com colete e crachá”, ratificou
Outra medida para evitar esses tipos de assalto é a recomendação da Unibal para que motoristas não permitam a entrada de trabalhadores que não estiverem identificados. “Tenho visto muitos motoristas abrindo as portas para essas pessoas que não são baleiros entrarem. É preciso atentar para a identificação”, explicou.
“E, muitas das vezes, quando é realmente trabalhador, também pode ser pessoas com más intenções para chegar lá e cometer o assalto”, completou Gilson Rodrigues, lembrando que com o recadastramento será possível “retirar das ruas esses baleiros mal intencionados”.
Atualmente o limite para cadastro na categoria é de 1.200 trabalhadores. “Estamos fazendo um trabalho para atingir a meta e ver se a gente tem possibilidade de aumentar, conversando com a prefeitura e as empresas de transporte. Mas isso só será possível quando terminar o recadastramento, que deve seguir até o final de maio”, revelou.
Nossa equipe de reportagem procurou a Associação das Empresas de Transportes de Salvador (Integra), que limitou-se a dizer que “assalto é uma questão da esfera de segurança pública” e prefere não comentar.
Ademais, a Integra reiterou que não existe legislação sobre a atuação de ambulantes nos ônibus de Salvador e que “os chamados baleiros não gozam de gratuidade. Mesmo devidamente identificados com crachá e colete, estão condicionados ao pagamento da tarifa”.
Tribuna da Bahia




More Stories
Deputado questiona título sensacionalista de matéria publicada pelo jornal de ACM Neto
Aline Barros e grandes nomes do gospel brasileiro se apresentam no Festival da Cultura Evangélica de São Sebastião do Passé
Edinho Silva recebe Coordenador Nacional do Setorial Inter-religioso do PT