A vaga que será aberta em outubro com a aposentadoria da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, tem como um dos principais cotados o baiano e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. Além dele, o advogado-geral da União, Jorge Messias, também aparece como um dos principais nomes para a Corte.
Messias foi assessor do senador Jaques Wagner (PT) e também da então presidente Dilma Rousseff (PT). Por essa razão, ele teria a confiança da ala do partido. Apesar disso, é visto com receio dos progressistas, uma vez que advogado-geral da União se identifica como evangélico. Já Dantas, apresenta bom trânsito político e já emitiu, no TCU, decisões firmes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro PL)
Existe ainda uma pressão para que a indicação seja de uma mulher negra, já que com a saída de Rosa o Supremo ficaria apenas com Carmen Lúcia de representante feminina. Esse posicionamento ganhou força após o primeiro indicado por Lula para a Corte – Cristiano Zanin – ter emitido votos na linha conservadora, como ser contrário à descriminalização da maconha.
More Stories
”Uma decisão errada”, diz prefeito sobre apoio dado para ACM Neto em 2022
Adolpho Loyola critica ACM Neto pela insistência de usar todos os meios contra o desenvolvimento da Bahia
Deputado ressalta papel de Lula e BYD na geração de empregos e desenvolvimento regional