A geração de empregos formais segue em alta na Bahia em 2025. Em abril, o estado registrou saldo positivo de 14.353 novas vagas com carteira assinada, resultado da diferença entre 90.186 admissões e 75.833 desligamentos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A sistematização é da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Este é o quarto mês consecutivo de crescimento no número de empregos formais no estado. O resultado de abril superou o saldo de março, que havia sido de 3.622 vagas, e se consolidou como o segundo melhor desempenho do ano. Em relação ao mesmo mês de 2024, o avanço foi ainda mais expressivo: 10.932 postos a mais.
Com esse desempenho, a Bahia passou a contar com 2.184.274 vínculos celetistas ativos, o que representa um crescimento de 0,66% em relação a março. O percentual também ficou acima da média do Nordeste (0,57%) e do Brasil (0,54%) no mesmo período.
Entre os setores econômicos, Serviços liderou a geração de empregos, com 7.850 novas vagas, seguido por Indústria geral (+2.712), Construção (+2.304) e Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+1.982). Apenas a Agropecuária teve saldo negativo, com a perda de 495 postos de trabalho.
No cenário nacional, todas as 27 unidades federativas apresentaram saldo positivo em abril. A Bahia registrou o sexto maior saldo absoluto de empregos no país e ficou na nona posição em termos relativos. No Nordeste, liderou em número absoluto de vagas criadas e ficou na terceira colocação proporcionalmente.
No acumulado de 2025, a Bahia já criou 46.450 novos empregos formais, um avanço de 2,17% em relação ao número de vínculos registrados no início do ano — sinal claro de recuperação e fortalecimento do mercado de trabalho no estado.
More Stories
TCE aprova por unanimidade contas do segundo ano de gestão do governador Jerônimo Rodrigues
Petrobahia celebra aumento na venda de diesel marítimo e mira aumento de atuação no Norte do Brasil
Justiça determina cassação de cinco vereadores por fraude de cotas em Maragogipe