A Bahia segue firme na liderança da geração de empregos com carteira assinada no Nordeste. Em maio, o estado registrou um saldo positivo de 12.858 novos postos formais, mantendo o ritmo de crescimento pelo quinto mês consecutivo. Os dados são do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Com esse desempenho, a Bahia alcança o quarto melhor resultado do país em números absolutos e se consolida como o motor do emprego formal na região Nordeste, que gerou ao todo 45.888 vagas no mês. No acumulado de 2025, o estado já soma 59.319 empregos criados, um crescimento de 2,77% no número de vínculos com carteira assinada desde janeiro. Atualmente, a Bahia possui mais de 2,1 milhões de contratos ativos.
O bom resultado é reflexo de uma política estadual focada na atração de investimentos e fortalecimento da economia, com incentivos a diversos setores produtivos. Todos os segmentos da economia baiana apresentaram desempenho positivo em maio. O setor de serviços liderou a geração de empregos, com 5.670 novas vagas, seguido por agropecuária (2.558), indústria (2.061), construção civil (1.593) e comércio (976).
A atuação do governo baiano tem sido estratégica, com ações voltadas à ampliação de obras públicas, apoio ao agronegócio, dinamização do turismo e programas de incentivo à industrialização e à inovação. Além disso, parcerias com o setor privado vêm garantindo a instalação de novos empreendimentos e a expansão de empresas já existentes.
No cenário nacional, o Brasil criou 148.992 empregos formais em maio, evidenciando a retomada gradual da economia. A Bahia, com seu desempenho consistente, reafirma sua posição de destaque e mostra que com planejamento, diálogo e investimento é possível avançar na geração de oportunidades para a população.
More Stories
Rodoviários de Alagoinhas podem deflagrar greve: categoria denuncia aumento do transporte clandestino
Acelen é finalista pela 4ª vez no principal prêmio de refino da América Latina
BAHIA ACUMULA MAIS DE 59 MIL POSTOS DE TRABALHO CRIADOS SÓ EM 2025