O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

BAHIA LIDERA GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS NO NORDESTE NO 1º QUADRIMESTRE DE 2025

Estado cria mais de 46 mil vagas com carteira assinada e se destaca no cenário nacional

 

A Bahia liderou a geração de empregos com carteira assinada no Nordeste nos quatro primeiros meses de 2025, com um saldo positivo de 46,4 mil novas vagas formais. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), analisados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão ligado ao Banco do Nordeste (BNB).

Com esse desempenho, a Bahia garantiu o 7º lugar no ranking nacional de geração de empregos formais. No mesmo período, o Nordeste como um todo registrou um saldo de 78,5 mil postos de trabalho, o que corresponde a 8,5% do total de vagas abertas em todo o Brasil entre janeiro e abril. No país, foram mais de 922 mil admissões com carteira assinada.

O principal responsável pelo crescimento foi o setor de serviços, que continua puxando o mercado de trabalho na região. Apenas nas áreas de administração, educação e saúde humana, foram abertas mais de 50 mil vagas, com destaque para:

  • Administração: +19.863 vagas
  • Educação: +17.481 vagas
  • Saúde humana: +13.203 vagas

A construção civil também teve um papel de destaque, criando cerca de 25 mil empregos, especialmente na construção de edifícios e obras de infraestrutura.

Por outro lado, alguns setores enfrentaram retração. A indústria e a agropecuária fecharam postos de trabalho, com saldos negativos de -14.270 e -13.668 empregos, respectivamente.

Após a Bahia, os estados nordestinos que mais geraram empregos formais foram:

  • Ceará: +12.829 vagas
  • Pernambuco: +9.853 vagas
  • Maranhão: +7.865 vagas

Os números mostram a força da recuperação do mercado de trabalho formal na Bahia e no Nordeste, impulsionada principalmente pelo crescimento do setor de serviços e pelos investimentos em obras públicas e privadas. Especialistas apontam que o cenário é positivo para os próximos meses, com expectativa de novas contratações, especialmente no segundo semestre.

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil