O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, deu um importante passo no combate ao racismo ao sancionar uma lei que proíbe a nomeação de pessoas condenadas por crimes de racismo em cargos públicos no estado. A assinatura ocorreu durante um evento especial no Teatro Castro Alves, na Concha Acústica, como parte das celebrações do Novembro Negro.
A iniciativa, proposta pela deputada estadual Fabíola Mansur e aprovada de forma unânime pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em agosto, destaca o compromisso do estado em promover políticas antirracistas nas instituições. O governador enfatizou que a nova lei é uma medida crucial para impedir que o racismo institucional se perpetue em cargos governamentais.
“Todos aqueles que praticam qualquer ato racista precisam entender que o Estado está alerta a isso. Não vamos permitir que essas pessoas tenham a oportunidade de praticar o racismo institucional em cargos de Governo”, afirmou o governador.
A legislação abrange especificamente o crime de racismo, conforme estabelecido na Constituição brasileira de 1988. O racismo, diferenciado da injúria racial, atinge não apenas indivíduos, mas grupos ou coletividades, prejudicando o acesso a oportunidades com base na raça ou cor.
*Com informações do G1
More Stories
Operação termina com 35 suspeitos de integrar facções criminosas presos na Bahia
Esposa de Lucas Paquetá tira joias com receio de ser assaltada no Pelourinho: ‘medo de alguém vir e arrancar minha orelha’
Advogado é encontrado morto com mãos e pés amarrados na Bahia; investigação apura se trabalho tem relação com o crime