O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

BAHIA E VITÓRIA VOLTAM A FAZER MAIOR CLÁSSICO DO NORDESTE NA ELITE DEPOIS DE CINCO TEMPORADAS

Depois de cinco temporadas sem se enfrentar na primeira divisão Bahia e Vitória jogam no próximo domingo no estádio Manuel Barradas pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Em 2024 a dupla tem protagonizado grandes embates tanto no estadual como na Copa do Nordeste. Segundo reportagem do globoesporte.com, o primeiro jogo entre Bahia e Vitória em Campeonatos Brasileiros também terminou empatado. Em 12 de novembro de 1972, na Fonte Nova, tricolores e rubro-negros não saíram do 0 a 0 diante de quase 58 mil torcedores. Os resultados em igualdade, inclusive, são maioria em meio ao equilibrado cenário de Ba-Vis na elite do futebol nacional.

Clássicos Ba-Vi na Primeira Divisão:

  • 30 Ba-Vis disputados
  • 9 Ba-Vis vencidos pelo Bahia
  • 9 Ba-Vis vencidos pelo Vitória
  • 12 Ba-Vis empatados

Quase um ano depois, pela primeira vez o Ba-Vi teve um vencedor no Campeonato Brasileiro. Em 11 de novembro de 1973, Mário Sérgio foi o único jogador a balançar as redes da Fonte Nova. Os tricolores precisaram esperar até 1977 para vencer o rival na elite, em jogo também realizado na Fonte. Em 1988, o Bahia não só foi campeão brasileiro, como venceu um clássico durante o caminho até o título. No dia sete de setembro, Bobô marcou para o Tricolor aos oito minutos de jogo no Estádio Octávio Mangabeira.

A antiga Fonte Nova seguiu como único palco dos Ba-Vis nacionais até o dia três de novembro de 2002, quando o Vitória exerceu o direito do mando de campo para jogar no Barradão. A estratégia deu certo. Com gol de Fernando, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 e encerrou uma sequência de cinco clássicos sem vitórias na Série A. O Vitória, inclusive, nunca perdeu um Ba-Vi de Série A quando atuou em seu estádio. Foram apenas quatro partidas, com duas vitórias rubro-negras e dois empates. Veja na lista abaixo quais foram os clássicos no Barradão:

  • Vitória 1 x 0 Bahia, em 3 de novembro de 2002
  • Vitória 2 x 1 Bahia, em 12 de outubro de 2003
  • Vitória 0 x 0 Bahia, em 2 de julho de 2017
  • Vitória 2 x 2 Bahia, em 11 de novembro de 2018

Pontos corridos

No recorte dos pontos corridos, esta é apenas a sexta vez que Bahia e Vitória vão disputar juntos a Série A do Campeonato Brasileiro. Os encontros anteriores foram nas edições de 2003, 2013, 2014, 2017 e 2018. O Vitória terminou na frente do Bahia em 2003, 2013 e 2014. Em 2013, inclusive, o Leão fez campanha histórica ao terminar na quinta posição, com 59 pontos. Por outro lado, em 2014, ficar na frente do rival não valeu muita coisa porque os dois times foram rebaixados juntos para a Série B. Nas duas últimas participações conjuntas da dupla Ba-Vi, em 2017 e 2018, o Bahia teve campanha superior. Enquanto o Tricolor ficou no meio da tabela, o Rubro-Negro se limitou a lutar pela sobrevivência, sendo rebaixado em 2018.

Clássicos Ba-Vi nos pontos corridos:

  • 10 Ba-Vis disputados
  • 4 Ba-Vis vencidos pelo Bahia
  • 2 Ba-Vis vencidos pelo Vitória
  • 4 Ba-Vis empatados

Falar no formato de pontos corridos é trazer para a história a Arena Fonte Nova. A praça esportiva, inaugurada em 2013 de olho na Copa do Mundo, é o último palco dos Ba-Vis disputados em Campeonatos Brasileiros. Desde a reinauguração da Fonte foram disputados seis clássicos de Série A, com três vitórias do Bahia, dois empates, e um triunfo rubro-negro. Os números devem ser atualizados ainda este ano, no segundo turno do Brasileirão. Até lá, o holofotes estarão voltados para o Barradão, onde Vitória e Bahia fazem o Ba-Vi #498 às 16h deste domingo (horário de Brasília).

 

 

 

Bahia Econômica