O primeiro clássico BA-VI de 2019 tinha tudo para ser um replay do primeiro jogo pelo Brasileiro de 2018 em que o Bahia aplicou 4 a 1 no rival, no entanto, dessa vez, o Esquadrão brincou de perder gols, principalmente com o Rogério que saiu vaiado de campo para dar lugar ao atacante Fernandão, reestreando com a camisa tricolor ainda visivelmente fora de ritmo. Porém, mesmo com a superioridade do Bahia que foi responsável pelos melhores momentos da partida, o Vitória se mostrou um time aplicado no segundo tempo e arrancou um empate precioso diante de 43.831 tricolores na Arena Fonte Nova em duelo pela quarta rodada da Copa do Nordeste.
O empate, ainda que tenha colocado o Bahia na liderança (provisória) do Grupo B com 5 pontos, saiu com gostinho de derrota para os tricolores diante das circunstâncias da partida. Já o Vitória sai com um gosto de triunfo pelo pouco que apresentou em campo, porém, segue sem vencer na competição e na quarta colocação do Grupo A com 3 pontos. Além disso, o indigesto JEJUM foi mantido e prolongado, agora são 11 jogos sem vencer o maior rival.
No primeiro tempo, só um time jogou. O Bahia perdeu inúmeras chances, a principal delas com Rogério cara a cara com Ronaldo, e deixou de matar o jogo logo nos primeiros 45 minutos. Sorte que o Esquadrão tem Gilberto. O camisa 9 marcou aos 18 minutos uma legítima pintura na Arena Fonte Nova que já valeu o ingresso, emendando uma bicicleta após desvio de Artur sem chances para o arqueiro rubro-negro. Se o Esquadrão sufocou na etapa inicial, o Leão não deu trabalho ao goleiro Douglas em nenhum momento.
O Vitória voltou para o segundo tempo melhor e mais incisivo, enquanto o Bahia meio acomodado e ainda desperdiçando oportunidades, agora com Artur carimbando o travessão. Então, aquele dita veio a tona. Quem não faz? Aos 18 minutos, o estreante Matheus Rocha emendou um ‘chutaço’ de fora da área e mandou no ângulo do goleiro Douglas deixando tudo igual no BA-VI. Foi notório a queda física do time tricolor que não conseguiu repetir a mesma atuação do primeiro tempo e pouco agrediu o rival.
O próximo compromisso da dupla BA-VI é será no meio de semana pelo Campeonato Baiano. O Bahia visita o Atlético de Alagoinhas, na quarta-feira, às 21h15, enquanto o Vitória, mais cedo, às 19h30, recebe no Barradão o Jequié.
EC BAHIA: Douglas; Nino, Lucas Fonseca (Ernando), Jackson e Moisés; Gregore e Flávio; Guilherme, Rogério (Fernandão) e Artur (Élber); Gilberto. Técnico Enderson Moreira.
EC VITÓRIA: Ronaldo, Matheus Rocha, Thales, Edcarlos e Jeferson; Wesley Dias (Rodrigo Andrade) e Leandro Vilela; Yago (Erick), Ruy (Ramon) e Andrigo; Léo Ceará. Técnico Marcelo Chamusca.
Futebol Bahiano
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história