O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Bahia adere ao Plano Juventude Negra Viva e empossa novos conselheiros do Cejuve

Durante a posse dos 60 novos conselheiros do Conselho Estadual de Juventude da Bahia (CEJUVE), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), o governador Jerônimo Rodrigues assinou a adesão ao Plano Nacional Juventude Negra Viva (PNJNV). A assinatura ocorreu na noite desta terça-feira (23), durante abertura da Semana Estadual da Política de Juventude, na Biblioteca dos Barris.

O Plano Nacional Juventude Negra Viva (PNJNV) busca enfrentar e reduzir a violência letal, bem como outras vulnerabilidades sociais que afetam a juventude negra em razão do racismo estrutural. Já o projeto Gestoras e Gestores Municipais de Juventude do Estado da Bahia tem como missão acompanhar e fortalecer as políticas públicas de juventude, promovendo a cooperação técnica e política entre municípios, além de contribuir para a formulação de políticas em nível nacional e fomentar parcerias internacionais.

“É uma felicidade estarmos aqui juntos num momento tão importante. Pela primeira vez no Conselho Estadual de Juventude, cinco jovens indígenas fazem parte da sua composição. Pela primeira vez, jovens de terreiro, de candomblé, fazem parte da cadeira religiosa. Estamos aqui para dizer que nossa ação é real e ela acontece no cotidiano. Debater as juventudes é pauta prioritária no Governo do Estado” disse o coordenador-geral de Políticas para Juventudes, Nivaldo Millet.

Na ocasião também foi lançado os estudos de diagnóstico das juventudes e instituído o Fórum de Gestoras e Gestores Municipais de Juventude do Estado. “Nós não podemos perder nunca o brilho nos olhos. A juventude não pode perder nunca a sua rebeldia, e este governo sabe disso, este projeto político sabe disso. E nós vamos continuar fomentando a juventude, fomentando essa rebeldia, porque é dela que precisamos. A luta pelos jovens é importante, mas mais importante ainda é a gente não perder a nossa rebeldia e a nossa veracidade nas palavras, e lutar a cada dia por uma Bahia e um Brasil melhor”, garantiu o titular da Serin, Adolpho Loyola.

A posse contou com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; do secretário nacional de Juventude, Ronaldo Sorriso; de Tiago Santana, secretário de Políticas de Ações Afirmativas do Ministério da Igualdade Racial; além de parlamentares, secretários de Estado, gestores municipais e representantes de juventudes da Bahia e do Brasil.