O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Avião desvia rota e pousa em Salvador após problema técnico; atriz acusa empresa de transfobia no mesmo voo

Um avião da empresa Azul Linhas Aéreas que saiu do Recife (PE) com destino ao Rio de Janeiro (RJ) precisou desviar de rota e pousar no Aeroporto de Salvador na madrugada desta segunda-feira (30), após apresentar um problema técnico.

 

Inicialmente, a Vinci Airports, que administra o terminal, havia classificado a situação como pouso de emergência. Ao fim da manhã, a concessionária disse que a nota emitida à imprensa foi modificada e adotou um novo termo: pouso de prioridade.

 

Vídeos mostram o desespero dos passageiros com a situação, entre eles a atriz Isis Broken, que está no ar atualmente na novela ‘No Rancho Fundo’, da TV Globo. Além do susto, ela também relatou ter sofrido transfobia por parte da tripulação.

 

O voo AD4032 saiu da capital pernambucana às 2h35 com destino ao Rio de Janeiro, onde deveria chegar às 5h25, sem previsão de escalas e conexões, segundo clientes. No entanto, o avião parou na capital baiana por volta das 5h.

 

A Vinci detalhou que foram realizados procedimentos técnicos de segurança para o pouso e desembarque de passageiros. A Azul Linhas Aéreas disse que foi realizado um “pouso não programado por problemas técnicos”, que não foram detalhados. A concessionária também não informou o que houve com a aeronave.

 

Ainda de acordo com a empresa, os clientes serão serão reacomodados em outros voos, mas até às 9h ainda não tinham informações de embarque para o destino final. Eles receberam vouchers de R$ 50 para lanches. A Azul lamentou os transtornos e disse que “ações como essa são necessárias para garantir a segurança das operações”.

 

Vídeos gravados por passageiros ainda dentro da aeronave mostram o desespero com a situação. Conforme um deles, entre o aviso de pouso e a chegada em solo, foram cerca de 60 minutos de sobrevoo.

“Que alívio! Deu tudo certo, graças a Deus!”, disse um homem, que não foi identificado.

 

A atriz e cantora sergipana Isis Broken, que está no ar na novela ‘No Rancho Fundo’, da TV Globo, também viveu momentos de aflição. “Foi muito tenso, meu Deus, eu nunca senti tanto medo em toda a minha vida, nunca. Eu juro!”, disse, em entrevista para a TV Bahia.

A artista relatou, ainda, que foi vítima de transfobia enquanto tentava buscar informações junto aos comissários sobre a suposta pane. Isis Broken identifica-se como travesti e contou que um funcionário da empresa aérea referiu-se a ela usando a expressão masculina “senhor”.

“Eu falei que meu nome era Isis, que era senhora, e ele me chamou de senhor, um completo desrespeito. Eu pedi o crachá dele para saber o nome dele, ele não queria me dar o nome. Eles não dizem nada do que aconteceu, a gente vai sabendo por coisas que a gente foi vendo no meio do voo. Dizem que é uma pane, uma falha, mas a gente não sabe”, desabafou.

Sobre esta situação, a Azul Linhas Aéreas não se manifestou a respeito.

G1 Bahia