Por: Alvi Días
Salvador, BA. 10 de novembro de 2023
20h20
A prática artística está presente a séculos na história da humanidade e das suas criações, o primeiro contato com a arte é um momento de aprendizado e de expressão para uma criança, o uso da arte como forma de aprendizagem e de estímulo da criatividade não é novo, sendo utilizado em escolas como uma prática de ensino recorrente.
De acordo com a escritora de livros infantis Terezinha Passos, que atua desde 2017, através da arte uma criança pode se expressar e demonstrar sua criatividade de forma livre, em sua fala a contadora de histórias citou como o Método Montessori, linha educacional desenvolvida pela pedagoga Maria Montessori, pode ser usado no ensino de crianças e seus benefícios em relação ao desenvolvimento do aprendizado e do pensamento crítico
Um estudo publicado no Journal of Applied School Psychology mostra que crianças que participam de programas de arte possuem melhora na autoestima, esse estudo se comprova no relato da escritora e fundamenta o desenvolvimento social percebido nas crianças de seu relato.
Ao ser perguntada sobre como as crianças usam sua liberdade durante suas trocas na arte Terezinha explicou seu método e como ao ter esse contato as crianças falam, interagem e se expressam mais.
“Totalmente, as crianças percebem que podem mostrar a música que sabem cantar, expressam o que desejam. Uso um microfone nas minhas atividades, eles querem falar, cantar, contar histórias, outros querem simplesmente ouvir sua própria voz e suas potencialidades. Pegam o microfone e gritam, falam baixo, vão se ouvindo e rompendo barreiras, mostrando o que sabem fazer”.
Atividades como essa reforçam a importância da arte, em estudo publicado no Journal of Aesthetic Education mostra-se que crianças envolvidas em atividades artísticas têm predisposição para criar ideias originais e desenvolver soluções criativas para problemas, assim como as atividades realizadas pelas crianças no relato de Terezinha.
De acordo com estudo publicado no Journal of Educational Psychology crianças que participam de programas de arte possuem possuem melhores desempenhos em matemática e leitura, o teste mostra alguns dos benefícios do estudo artístico no aprendizado. A psicóloga Adriana explicou sobre a influência da arte no desenvolvimento educacional das crianças:
“Com a ampliação do estudo sobre a influência da arte na educação e a compreensão das múltiplas inteligências é possível constatar a partir de exames de imagem e testes modificações significativas no desenvolvimento do cérebro da criança”.
(Foto: Psicóloga Adriana)
A presença da arte também revela desigualdades sociais, ao trabalhar em escolas de classe média alta a escritora relatou espaços bem equipados para trabalhos artísticos disponibilizados pela escola, enquanto ao trabalhar em escolas públicas descreveu encantamento das crianças pela arte e algumas escolas que não tinham o acesso a diferentes artes, como o ato de contar histórias.
De acordo com a psicóloga Adriana a arte possui um papel importante na educação infantil:
“A arte é uma uma construção individual e coletiva reconhecida desde de os primórdios da humanidade. É uma forma de trazer a representatividade da cultura de um povo, deixar memórias das épocas e trazer o traço da subjetividade de cada sujeito. Dessa forma a arte não ficaria de fora no aprimoramento da educação e desenvolvimento infantil. Com o avanços dos estudos na aprendizagem, na psicologia e da neurociencia reconhecemos a fase das múltiplas inteligências. E arte contribui para a construção da autoestima, socialização, pensamento crítico e expressão dos sentimentos e emoções”.
A arte é uma formadora de independência, a Pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner fundador da linha filosófica da Antroposofia, se propõe a trabalhar com a criança buscando seu desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico, essa linha pedagógica pode se relacionar ao Método Montessori que busca o aprendizado da criança de forma que trabalhe em cima de sua curiosidade e de sua independência, ambas as ideias estão presentes na forma de ensino de Terezinha, ela apresenta seu trabalho como uma troca entre ela e as crianças, além de relatar uma melhora das relações sociais das crianças após o contato com a arte.
“Aprendem a ouvir, compartilhar, fazer juntos, desenvolvem a amizade, fraternidade, autoestima, sabem que são belas, ouvem elogios, batem palmas com mais frequência, a beleza é mais presente na vida da criança que gosta e tem oportunidade de estar estudando ou tem a liberdade de fazer suas artes”.
(Foto: Terezinha)
Um estudo publicado no Journal of Applied School Psychology mostra que crianças que participam de programas de arte possuem melhora na autoestima, esse estudo se comprova no relato da escritora e fundamenta o desenvolvimento social percebido nas crianças de seu relato.
Ao ser perguntada sobre como as crianças usam sua liberdade durante suas trocas na arte Terezinha explicou seu método e como ao ter esse contato as crianças falam, interagem e se expressam mais.
“Totalmente, as crianças percebem que podem mostrar a música que sabem cantar, expressam o que desejam. Uso um microfone nas minhas atividades, eles querem falar, cantar, contar histórias, outros querem simplesmente ouvir sua própria voz e suas potencialidades. Pegam o microfone e gritam, falam baixo, vão se ouvindo e rompendo barreiras, mostrando o que sabem fazer”.
Atividades como essa reforçam a importância da arte, em estudo publicado no Journal of Aesthetic Education mostra-se que crianças envolvidas em atividades artísticas têm predisposição para criar ideias originais e desenvolver soluções criativas para problemas, assim como as atividades realizadas pelas crianças no relato de Terezinha.
(Imagem by Freepik)
Infelizmente a escritora também relata a exaustão de crianças forçadas pelos pais a fazer arte, perdendo a naturalidade da arte infantil e lúdica, a arte é importante para o desenvolvimento das crianças, mas deve ser abordada de forma natural e divertida para criança para que ela aproveite os benefícios de uma educação artística.
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