Dom Sérgio da Rocha nasceu em Dobrada, no interior de São Paulo, em 21 de outubro de 1959. Foi ordenado padre em 1984. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Em 2007, foi nomeado arcebispo coadjutor de Teresina pelo papa Bento XVI. No ano seguinte, assumiu a arquidiocese como Arcebispo Metropolitano. Em 2011, foi transferido para a Arquidiocese de Brasília como arcebispo.
Foi proclamado cardeal pelo papa Francisco em 19 de novembro de 2016. Em 11 de março de 2020, foi nomeado arcebispo de Salvador e recebeu o título de Primaz do Brasil, por liderar a primeira sede da Igreja no país.
Entre 2015 e 2019, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2023, tornou-se o primeiro brasileiro indicado para o Conselho de Cardeais, grupo que auxilia o papa no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana.
Dom Sérgio destacou, em entrevista à CNBB, a importância do Conselho de Cardeais e elogiou a capacidade de escuta do papa Francisco, dizendo que o pontífice “é capaz de ouvir os integrantes do conselho durante muito tempo, sem interferir”.



More Stories
Aline Barros e grandes nomes do gospel brasileiro se apresentam no Festival da Cultura Evangélica de São Sebastião do Passé
Edinho Silva recebe Coordenador Nacional do Setorial Inter-religioso do PT
Lula: em poucos dias teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil