Dom Sérgio da Rocha nasceu em Dobrada, no interior de São Paulo, em 21 de outubro de 1959. Foi ordenado padre em 1984. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Em 2007, foi nomeado arcebispo coadjutor de Teresina pelo papa Bento XVI. No ano seguinte, assumiu a arquidiocese como Arcebispo Metropolitano. Em 2011, foi transferido para a Arquidiocese de Brasília como arcebispo.
Foi proclamado cardeal pelo papa Francisco em 19 de novembro de 2016. Em 11 de março de 2020, foi nomeado arcebispo de Salvador e recebeu o título de Primaz do Brasil, por liderar a primeira sede da Igreja no país.
Entre 2015 e 2019, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2023, tornou-se o primeiro brasileiro indicado para o Conselho de Cardeais, grupo que auxilia o papa no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana.
Dom Sérgio destacou, em entrevista à CNBB, a importância do Conselho de Cardeais e elogiou a capacidade de escuta do papa Francisco, dizendo que o pontífice “é capaz de ouvir os integrantes do conselho durante muito tempo, sem interferir”.
More Stories
Prefeito Caetano cumpre agenda em Brasília em busca de investimentos para Camaçari
GOVERNO DO ESTADO CONFIRMA QUE CANDEIAS IRÁ RECEBER FÁBRICA DE METANOL, AMÔNIA VERDE E OXIGÊNIO; INVESTIMENTO CHEGA A R$ 9 BILHÕES
Pesquisa aponta: maioria dos moradores de Camaçari aprova a gestão de Caetano