Após o apagão que atingiu o Norte, Nordeste e alguns estados do Sudeste, o serviço de energia elétrica foi restabelecido em alguns locais. Em Salvador (BA), por volta das 10h50, diversos bairros já contavam com energia elétrica. No Sudeste-Centro-Oeste e Sul do Brasil, a carga foi praticamente restabelecida totalmente, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS).
A Neoenergia Coelba, responsável pelo serviço de energia na capital baiana, informou que o restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece, gradativamente, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Até o momento, 11h, cerca de 30% dos consumidores inicialmente afetados foram normalizados. Cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso e parte de Salvador já foram normalizadas.
O Norte do Brasil foi a região que mais sofreu com o apagão. Segundo dados do ONS, que mostram que a carga do subsistema, o Norte caiu 83,8% em pouco mais de dez minutos a partir das 8h30 no horário de Brasília. No Nordeste, a carga do sistema caiu 44,4%. A volta da energia nas duas regiões tem sido lenta.
O subsistema elétrico do Norte viu a carga despencar de 7.174 MW para 1.158,8 MW em pouco mais de 10 minutos. Na região, o piso da carga nesta manhã foi às 8h45 no horário de Brasília.
No Nordeste, a carga caiu de 11.772,5 MW para 6.545,3 MW em dez minutos. No subsistema Sudeste-Centro-Oeste, a perda foi de 19% após o apagão e a queda chegou a 15,5% na região Sul – a que menos sofreu com o apagão.
Bnews
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história