Cerca de 92 óculos de grau foram entregues pela Prefeitura de Candeias em parceria com a ArcelorMittal a alunos da rede municipal de Educação, na manhã desta quarta-feira (11). O evento aconteceu no auditório da Escola Julieta Viana e contou com a participação do Supervisor da empresa, Ronali Souza, da Secretária de Educação, Avani Matos, além da equipe técnica da SEDUC e representantes da Secretaria de Saúde (SESAU).
Depois de realizarem consultas gratuitas com oftalmologistas na clínica Municipal Ver Melhor, os meninos e meninas de 06 a 11 anos escolheram as armações e agora já podem enxergar melhor por meio do projeto “Ver e Viver”.
O projeto, que acontece desde 2019, tem o objetivo de tratar problemas de acuidade visual, favorecendo o aprendizado, o desempenho e a permanência escolar de alunos de escolas públicas. Segundo o programa Alfabetização Solidária, problemas de visão estão ligados à evasão escolar de 23% dos estudantes do Ensino Fundamental no país. A estimativa da OMS (Organização Mundial de Saúde) é de que 50% da população mundial, incluindo crianças, será míope até 2050.
O estudante Samuel Carvalho já saiu usando seu novo óculos e relatou que tinha dificuldades de enxergar. “Eu tinha muita dificuldade de enxergar as atividades no quadro, com esses óculos agora vou enxergar bem melhor”, contou animado.
A subsecretária da SEDUC, Marolina Viturina, afirmou que os óculos são essenciais para a aprendizagem dos estudantes. “Às vezes não sabemos o motivo pelo qual o aluno não se desenvolve na sala de aula, a falta de óculos pode ser uma dessas respostas; por isso, a Gestão está de parabéns por mais um projeto que contribui para a evolução de cada estudante”, disse.
More Stories
Santa Ceia: Em sete anos, projeto atinge marca de mais de 97 mil famílias beneficiada
Vítima de feminicídio em Madre de Deus era natural de Candeias.
Candeias: Após ter maior votação da história, Eriton Ramos é diplomado pela justiça eleitoral