“Quem sai ganhando com o acordo de integração são os passageiros”, diz secretário estadual da Casa Civil, após nova rodada de negociações nesta terça-feira (26), entre representantes do Governo e da Prefeitura. A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será na próxima sexta-feira (29).
Com o acordo, a partir deste domingo (1), os passageiros dos ônibus metropolitanos já poderão acessar os ônibus urbanos de Salvador, após utilizarem metrô, pagando apenas uma passagem para percorrer todo o trajeto. Com a tarifa única assegurada, a utilização do transporte público será menos custosa para a população.
Conforme promessa do governador Rui Costa, o Estado vai reduzir de forma imediata a alíquota de ICMS em 1% sobre o combustível dos veículos do Sistema de Ônibus da Prefeitura – STCO, em função da Prefeitura aceitar que os passageiros metropolitanos não precisem pagar uma nova tarifa para acessar o STCO.
A partir do próximo domingo (1), o executivo estadual também cortará as linhas metropolitanas que chegam em Salvador pela Avenida Paralela e BR 324, com ponto final nas estações Mussurunga e Pirajá, respectivamente. A modificação garante o acesso do passageiro metropolitano ao metrô e, posteriormente, ao sistema urbano de ônibus de Salvador sem pagar nada a mais.
O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, que acompanha o processo desde o início das negociações, destacou que a maior preocupação do Governo é com a população, buscando garantir mais agilidade e menos custo com transporte público. “Finalmente, depois de muito tempo em discussão, conseguimos avançar e garantir o direito da tarifa integrada ao passageiro metropolitano, que agora pode vir para Salvador e chegar até seu destino final pagando uma única passagem. Mais comodidade e menos gastos”, comemorou.
A reunião foi mediada pelos promotores de justiça, Rita Tourinho e Adriano Assis, e contou com a presença do secretário estadual de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, do Procurador Geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho e dos secretários municipais de Mobilidade, Fábio Mota, e da Casa Civil, Luiz Carrera.
More Stories
Homem é morto em condomínio em Candeias
Papa Leão XIV celebra aniversário de 70 anos com milhares de fiéis no Vaticano
TCM aprova contas de 2023 da gestão Dailton Filho em Madre de Deus