O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Acordo bilionário entre Acelen e Governo da Bahia prevê criação de 3 mil empregos com novos investimentos

 

A Bahia dá um passo importante na sua transição energética. Nesta sexta-feira (25), foi assinado o protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a Acelen Agro para a implantação de unidades de produção de macaúba e biocombustíveis. A iniciativa é fruto direto da nova Política e Programa de Transição Energética do Estado da Bahia (Protener), criada pela lei estadual nº 25.437/2024 e sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues na quinta-feira (24).

Com investimentos previstos de R$ 12,4 bilhões, a Acelen Agro instalará duas unidades no estado: uma agrícola, com capacidade de cultivo de 5,6 milhões de toneladas de macaúba por ano, e uma agroindustrial, que produzirá 1 milhão de toneladas/ano de óleo, amêndoa, torta da amêndoa, polpa e casca de noz da carnaúba. A expectativa é que o projeto gere 65 empregos diretos na unidade de processamento e cerca de 2,7 mil empregos diretos e indiretos na atividade agrícola.

“Vivemos um novo momento para a Bahia, sobretudo com a atração de uma empresa de grande magnitude como a Acelen, mostrando que o Protener é uma ação assertiva do governador Jerônimo Rodrigues. Estamos inaugurando a lei sancionada e promovendo a sustentabilidade, a geração de empregos verdes, renda e segurança energética”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.

Além do projeto agroindustrial, a SDE também firmou protocolo com a Acelen Industrial para a instalação de uma unidade de produção de diesel verde e querosene de aviação alternativo em São Francisco do Conde. O novo investimento, de R$ 7,1 bilhões, terá capacidade produtiva de até 19.035 barris por dia e deve gerar 220 empregos diretos e cerca de 2,7 mil indiretos.

Para Marcelo Lyra, vice-presidente de Comunicação, ESG e Relações Institucionais da Acelen, a assinatura dos protocolos marca um passo fundamental para consolidar o investimento de 3,5 bilhões de dólares da empresa no setor de biocombustíveis.

Com essa iniciativa, a Bahia reafirma seu protagonismo nacional na pauta da sustentabilidade, inovação e geração de energia limpa.