A Bahia dá um passo importante na sua transição energética. Nesta sexta-feira (25), foi assinado o protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a Acelen Agro para a implantação de unidades de produção de macaúba e biocombustíveis. A iniciativa é fruto direto da nova Política e Programa de Transição Energética do Estado da Bahia (Protener), criada pela lei estadual nº 25.437/2024 e sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues na quinta-feira (24).
Com investimentos previstos de R$ 12,4 bilhões, a Acelen Agro instalará duas unidades no estado: uma agrícola, com capacidade de cultivo de 5,6 milhões de toneladas de macaúba por ano, e uma agroindustrial, que produzirá 1 milhão de toneladas/ano de óleo, amêndoa, torta da amêndoa, polpa e casca de noz da carnaúba. A expectativa é que o projeto gere 65 empregos diretos na unidade de processamento e cerca de 2,7 mil empregos diretos e indiretos na atividade agrícola.
“Vivemos um novo momento para a Bahia, sobretudo com a atração de uma empresa de grande magnitude como a Acelen, mostrando que o Protener é uma ação assertiva do governador Jerônimo Rodrigues. Estamos inaugurando a lei sancionada e promovendo a sustentabilidade, a geração de empregos verdes, renda e segurança energética”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.
Além do projeto agroindustrial, a SDE também firmou protocolo com a Acelen Industrial para a instalação de uma unidade de produção de diesel verde e querosene de aviação alternativo em São Francisco do Conde. O novo investimento, de R$ 7,1 bilhões, terá capacidade produtiva de até 19.035 barris por dia e deve gerar 220 empregos diretos e cerca de 2,7 mil indiretos.
Para Marcelo Lyra, vice-presidente de Comunicação, ESG e Relações Institucionais da Acelen, a assinatura dos protocolos marca um passo fundamental para consolidar o investimento de 3,5 bilhões de dólares da empresa no setor de biocombustíveis.
Com essa iniciativa, a Bahia reafirma seu protagonismo nacional na pauta da sustentabilidade, inovação e geração de energia limpa.
More Stories
BAHIA ACUMULA MAIS DE 59 MIL POSTOS DE TRABALHO CRIADOS SÓ EM 2025
“Transformamos sonhos em realidade”, diz Caetano sobre primeiro BYD produzido em Camaçari
Primeira fábrica da BYD no Brasil é inaugurada