A Acelen Refinaria de Mataripe está entre as melhores da América Latina pela World Refining Association e ganhou o prêmio “Jovem Engenheiro do Ano” durante a Latin America Refining Technology Conference (LARTC 2025), realizada esta semana no Rio de Janeiro. O engenheiro de otimização da cadeia de valor pleno, Raphael Mello, conquistou o título, reforçando a excelência técnica, operacional e de produção da empresa de energia do Mubadala Capital no setor de downstream (refino de petróleo) da região.
Raphael destacou o caráter coletivo da conquista. “Receber este prêmio é uma honra imensa, mas também é fruto do trabalho integrado de equipes dedicadas que acreditam na inovação e na excelência operacional como caminhos para transformar a Refinaria de Mataripe. O profissionalismo de todos os colaboradores e líderes, como Celso Ferreira, e o investimentos da Acelen em automação e digitalização são estratégicos para a sustentabilidade e competitividade do setor”.
Para Celso Ferreira, vice-presidente executivo de Operações da Acelen, o reconhecimento consolida um ciclo de transformação. “A Refinaria de Mataripe é, hoje, referência em tecnologia, eficiência e sustentabilidade. Esse reconhecimento ao Raphael Mello reforça o nível de excelência e o talento dos nossos profissionais, que são fundamentais na transformação da segunda maior refinaria do Brasil. Em pouco mais de três anos, conseguimos modernizar processos, reduzir impactos ambientais e bater recordes de produção, sempre investindo em inovação e segurança”, afirmou.
A refinaria passou pelo maior programa de modernização da sua história, conduzido pela Acelen, que já investiu mais de R$ 3 bilhões desde 2021. As iniciativas elevaram os padrões de segurança, digitalização, eficiência energética, competitividade e sustentabilidade da planta industrial. Entre os resultados alcançados, destacam-se a redução de mais de 60% nas emissões de gases do flare; diminuição de 20% no consumo de água, economia equivale ao abastecimento de uma cidade de 49 mil habitantes; e redução de 17% no consumo de energia, economia suficiente para abastecer uma cidade com 2,37 milhões de habitantes.
No primeiro trimestre deste ano de 2025, a refinaria ultrapassou 90% de utilização e registrou recordes de produção de diesel S10 e QAV. O seu portfólio, que já ultrapassa 30 produtos, incluindo seis lançamentos recentes, atende atualmente a mais de 50 clientes em todo o país.
Com 75 anos de história, a Refinaria de Mataripe responde por 14% da capacidade de refino do Brasil, 41% do Nordeste e 80% da Bahia. Hoje, é considerada uma das plantas mais modernas da América Latina, unindo legado histórico, inovação tecnológica e impacto socioambiental positivo.
More Stories
Major Diego Pestana mantém subcomando do 26º BPM após alcançar ótimos índices em Candeias
Polícia Militar realiza solenidade de Assunção de Comando do 26º BPM em Candeias
Jerônimo volta a cobrar ACM Neto sobre denúncias contra presidente do partido, entenda o caso