O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Acelen recebe prêmio “Jovem Engenheiro do Ano” e Refinaria de Mataripe é uma das três melhores da América Latina

A Acelen Refinaria de Mataripe está entre as melhores da América Latina pela World Refining Association e ganhou o prêmio “Jovem Engenheiro do Ano” durante a Latin America Refining Technology Conference (LARTC 2025), realizada esta semana no Rio de Janeiro. O engenheiro de otimização da cadeia de valor pleno, Raphael Mello, conquistou o título, reforçando a excelência técnica, operacional e de produção da empresa de energia do Mubadala Capital no setor de downstream (refino de petróleo) da região.

Raphael destacou o caráter coletivo da conquista. “Receber este prêmio é uma honra imensa, mas também é fruto do trabalho integrado de equipes dedicadas que acreditam na inovação e na excelência operacional como caminhos para transformar a Refinaria de Mataripe. O profissionalismo de todos os colaboradores e líderes, como Celso Ferreira, e o investimentos da Acelen em automação e digitalização são estratégicos para a sustentabilidade e competitividade do setor”.

Para Celso Ferreira, vice-presidente executivo de Operações da Acelen, o reconhecimento consolida um ciclo de transformação. “A Refinaria de Mataripe é, hoje, referência em tecnologia, eficiência e sustentabilidade. Esse reconhecimento ao Raphael Mello reforça o nível de excelência e o talento dos nossos profissionais, que são fundamentais na transformação da segunda maior refinaria do Brasil. Em pouco mais de três anos, conseguimos modernizar processos, reduzir impactos ambientais e bater recordes de produção, sempre investindo em inovação e segurança”, afirmou.

A refinaria passou pelo maior programa de modernização da sua história, conduzido pela Acelen, que já investiu mais de R$ 3 bilhões desde 2021. As iniciativas elevaram os padrões de segurança, digitalização, eficiência energética, competitividade e sustentabilidade da planta industrial. Entre os resultados alcançados, destacam-se a redução de mais de 60% nas emissões de gases do flare; diminuição de 20% no consumo de água, economia equivale ao abastecimento de uma cidade de 49 mil habitantes; e redução de 17% no consumo de energia, economia suficiente para abastecer uma cidade com 2,37 milhões de habitantes.

No primeiro trimestre deste ano de 2025, a refinaria ultrapassou 90% de utilização e registrou recordes de produção de diesel S10 e QAV. O seu portfólio, que já ultrapassa 30 produtos, incluindo seis lançamentos recentes, atende atualmente a mais de 50 clientes em todo o país.

Com 75 anos de história, a Refinaria de Mataripe responde por 14% da capacidade de refino do Brasil, 41% do Nordeste e 80% da Bahia. Hoje, é considerada uma das plantas mais modernas da América Latina, unindo legado histórico, inovação tecnológica e impacto socioambiental positivo.