A Acelen, gestora da Refinaria de Mataripe, está entre as finalistas do prêmio “Refinaria do Ano” da América Latina, concedido pela World Refining Association. Esta é a quarta indicação consecutiva da empresa, reconhecida por avanços em modernização, inovação, segurança, eficiência energética e descarbonização.
A premiação será realizada durante a LARTC (Latin America Refining Technology Conference), entre os dias 23 e 25 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento é o principal encontro do setor de downstream da região.
Desde que assumiu a gestão da refinaria, a Acelen promoveu o maior programa de modernização da história da planta, com foco na recuperação de unidades, digitalização de processos e mitigação de impactos ambientais.
Entre os resultados, estão a redução de 64% nas emissões para o flare e o meio ambiente, 85% nas emissões de enxofre, 14% de CO₂ e 39% na geração de efluentes, além da economia de 37% no consumo de água e 19% de energia. A empresa também ampliou seu portfólio com o lançamento de seis novos produtos, totalizando mais de 30 itens comercializados.
“As conquistas da Refinaria de Mataripe são fruto de um trabalho técnico consistente e do empenho de uma equipe altamente qualificada. Em pouco tempo, conseguimos transformar a planta mais antiga do Brasil em uma operação moderna, com tecnologia de ponta e padrões elevados de eficiência e sustentabilidade. Batemos recordes de produção, ampliamos o portfólio e evoluímos de forma expressiva em todos os nossos indicadores. Essa indicação reconhece a relevância dessa jornada e reafirma nosso compromisso com a excelência operacional e com o protagonismo da Acelen no setor de refino no Brasil e na América Latina”, afirma Celso Ferreira, vice-presidente de Operações da Acelen e membro do conselho consultivo do LARTC 2025.
More Stories
BAHIA ACUMULA MAIS DE 59 MIL POSTOS DE TRABALHO CRIADOS SÓ EM 2025
“Transformamos sonhos em realidade”, diz Caetano sobre primeiro BYD produzido em Camaçari
Primeira fábrica da BYD no Brasil é inaugurada