Em mais uma boa exibição, o México venceu a Coreia do Sul por 2 a 1, neste sábado, na Arena Rostov, em Rostov, pela 2ª do grupo F da Copa do Mundo2018.
Para os asiáticos, descontou o astro Son Heung-min, do Tottenham.
O resultado leva os tricolores aos 6 pontos e praticamente garante e vaga nas oitavas de final. Em caso de vitória da Suécia sobre a Alemanha, às 15h (de Brasília) ou também de um empate, os comandados de Juan Carlos Osorio estarão na próxima fase.
Já os alemães, por sua vez, se veem agora entre a cruz e a espada. Precisam vencer a Suécia de toda forma para seguirem com chance de classificação. E, mesmo vencendo, a chance de passar em 2º lugar e encarar o Brasil já nas oitavas de final é gigante.
Na última rodada da fase de grupos, o México pega a Suécia, quarta-feira, em Ekaterimburgo. No mesmo dia e horário, a Coreia do Sul, já eliminada, tenta uma despedida digna contra a Alemanha, em Kazan.
O JOGO
Empurrado por sua fanática torcida, o México começou marcando a Coreia do Sul na pressão, mas não conseguia desenvolver jogadas porque os asiáticos paravam a partida a todo momento com faltas. Na primeira chance real de perigo, Chicharito aproveitou levantamento na área e cabeceou raspando a trave de Jo Hyeon-woo.
A partida, porém, era bastante perde e ganha no meio-campo. Em um dos raros momentos de lucidez, a Coreia quase marcou aos 21, quando Son Heung-min recebeu lançamento, puxou o contra-ataque, invadiu a área e bateu em cima do zagueiro Salcedo. No rebote, nova finalização em cima da zaga e escanteio.
Só que o lance acordou o México: logo na sequência, Chicharito armou com Guardado, que tentou cruzamento na área, mas a bola bateu na mão do zagueiro: pênalti marcado no ato pelo árbitro Milorad Mazic, sem necessidade de VAR.
Na cobrança, Carlos Vela bateu no meio do gol e fez a Arena Rostov tremer, tamanha a festa da torcida mexicana. Foi o 1º gol do atacante em Copas do Mundo, e seu 17º com a camisa da seleção.
Na sequência, o time latino-americano aproveitou que o rival ficou contra as cordas e quase fez o segundo em uma rápida troca de passes. O chute de Chicharito, praticamente da meia-lua, passou pouco acima da meta coreana, para desespero do camisa 14.
Na última grande oportunidade do primeiro tempo, o atacante Lozano aprontou das suas: ele recebeu na esquerda da grande área, deu um bonito drible em se marcador e soltou a bomba, mas a bola saiu por cima da meta coreana.
O segundo tempo começou parecido com o primeiro: domínio mexicano, com inversões de posicionamento no ataque e tentativas rápidas de trocas de passes, e a Coreia do Sul travando o jogo com faltas.
Ainda assim, a primeira boa chance da etapa complementar foi criada pela Coreia: aos 10, Son Heung-min foi desarmado na área e a bola sobrou para Ki Sung-yueng, que enfiou o pé na entrada da área. Ochoa não segurou, mas conseguiu salvar antes que aproveitassem o rebote.
A resposta mexicana veio em ótimo lançamento para Guardado, que apareceu de surpresa na posição de centroavante. Ele dominou bonito, puxou para a esquerda e bateu, mas a zaga conseguiu travar em cma do lance e impedir que o placar fosse alterado.
Caindo bem pelo lado direito, Vela por pouco não fez seu 2º tento na partida logo em seguida. Ele dominou no bico da área, levou para a perna esquerda e bateu bonito, buscando o ângulo de Jo Hyeon-woo, mas a redonda saiu triscando o travessão.
Ele se tornou assim o 3º jogador do México a marcar em três Copas diferentes, depois do ex-atacante Cuauhtémoc Blanco e do zagueiro/volante Rafa Márquez.
Depois disso, bastou aos tricolores tocarem a bola até perto do apito final, enquanto os torcedores gritavam “olé” nas arquibancadas, além de um grito de apoio ao técnico Juan Carlos Osorio, o novo grande ídolo dos mexicanos.
Nos acréscimos, o astro Son Heung-min, do Tottenham, ainda acertou um balaço no canto de Ochoa e diminuiu para os sul-coreanos, mas a reação parou aí.
FICHA TÉCNICA
COREIA DO SUL 1 x 2 MÉXICO
Local: Arena Rostov, em Rostov (RUS)
Data: 23 de junho de 2018, sábado
Horário: 12h (de Brasília)
Público: 43.472
Árbitro: Milorad Mazic (SER)
Assistentes: Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic (ambos SER)
VAR: Daniele Orsato (ITA), Artur Dias (POR), Carlos Astroza (CHI) e Tiago Martins (POR)
Cartões amarelos: Kim Young-gwon, Jung Woo-young, Lee Seung-woo e Lee Yong (COR)
GOLS
COREIA DO SUL: Son Heung-min, aos 48 minutos do segundo tempo
MÉXICO: Carlos Vela, aos 26 minutos do primeiro tempo; Chicharito, aos 21 minutos do segundo tempo
COREIA DO SUL: Jo Hyeon-woo; Lee Yong, Jang Hyun-soo, Kim Young-gwon e Kim Min-woo (Hong Chul); Ju Se-jong (Lee Seung-woo), Ki Sung-yueng, Moon Seon-min (Jung Woo-young) e Hwang Hee-chan; Son Heung-min e Lee Jae-sung Técnico: Shin Tae-yong
MÉXICO: Ochoa, Álvarez, Salcedo, Moreno e Gallardo; Herrera, Guardado (Rafa Márquez) e Layún; Lozano (Corona), Vela (Giovani dos Santos) e Chicharito Técnico: Juan Carlos Osorio
ESPN.
More Stories
Orgulho de ser avós de uma Joia, Um Dia dos Avós para guardar no coração!
Filho de Candeias, Sr. SinéZio, reencontra os netos Alice Bianca e João após 22 anos no Domingão do Huck
Mortes violentas aumentam em Ceará, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo em 2024