Com o crescimento de 1,4% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2025, o Brasil conquistou a quinta colocação em um ranking global de crescimento econômico, elaborado pela empresa de classificação de risco Austin Rating. O levantamento considera 61 países que já divulgaram seus resultados. A comparação é com o mesmo trimestre do ano passado.
O desempenho do país foi impulsionado pela agropecuária, que cresceu 12,2% nos três primeiros meses. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o segundo melhor resultado trimestral do setor, atrás apenas dos 13,8% registrados no início de 2023.
Na liderança do ranking está a Irlanda, com crescimento de 3,2%, seguida por Islândia (2,7%), Hong Kong (1,9%) e Taiwan (1,8%). Completam o top 10: Chipre (1,3%), China e Filipinas (ambas com 1,2%), Turquia (1%), Arábia Saudita (0,9%) e Israel (0,8%).
Entre as grandes economias, os Estados Unidos registraram retração de 0,2%, mesmo desempenho observado no Japão e na Coreia do Sul. O Brasil foi o único país da América Latina a figurar entre os dez primeiros colocados. Em seguida, aparecem a Colômbia, em 12º lugar, com alta de 0,8%, e o Chile, em 17º, com 0,7%.
O crescimento brasileiro ficou acima da média dos países avaliados, de 0,5%, e também superou o desempenho médio dos Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul —, cuja expansão foi de 1,3% no trimestre.
Veja o ranking
- Irlanda: 3,2%
- Islândia: 2,7%
- Hong Kong: 1,9%
- Taiwan: 1,8%
- Brasil: 1,4%
- Chipre: 1,3%
- China: 1,2%
- Filipinas:1,2%
- Turquia: 1,0%
- Arábia Saudita: 0,9%
More Stories
Tabu mantido! Bahia cai mais uma vez nas quartas da Copa do Brasil
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro