A Equipe SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) levam o serviço da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ao Colégio Estadual Cidade de Candeias. O atendimento aos estudantes, que será de 8h às 17h, acontece de 22 a 26 de abril. A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação (SEC), já passou por 10 escolas estaduais, sendo seis em Salvador; e as outras em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim e Camaçari. No total, já foram realizados mais de 5,5 mil atendimentos.
Para ser atendido é preciso que o aluno faça um agendamento prévio na própria escola, de maneira presencial. Ao todo, 10 colaboradores da Rede SAC atuam na missão, que deve ultrapassar a marca de 6 mil atendimentos. “É um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa dentro das unidades escolares do Estado”, explica a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.
“A emissão da CIN em escolas estaduais é um projeto de grande importância para esse público estudantil, que passa a ter um documento padrão e unificado, em nível nacional, incluindo uma versão digital, integrado a órgãos federais, e favorecendo, assim, a inclusão e acesso dos jovens a diversos benefícios”, destaca o diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), Bruno Fróes.
*CIN* – A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo). A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo IIPM, em parceria com a Saeb, através do SAC.
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