O presidente Lula está no Rio de Janeiro para participar das comemorações dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores , que acontecem na sexta-feira (21) e no sábado (22), no Armazém 3 do Píer Mauá. Durante sua passagem pela cidade, ele conversou com a Rádio Tupi, líder de audiência nas comunidades, sobre as realizações de seu governo, os projetos futuros e, como não poderia deixar de ser, uma denúncia da PGR contra Jair Bolsonaro.
Confira a seguir os principais pontos da entrevista.
Dívidas estaduais e gastos públicos
Em sua primeira intervenção, Lula destacou a proposta do governo federal para aliviar a situação financeira dos estados mais individualizados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Segundo ele, o projeto prevê que os governadores possam pagar “juros zero, desde que o dinheiro não pago seja investido em educação, saúde, habitação e saneamento básico”.
Em seguida, o presidente rebateu as críticas sobre os gastos do governo e a necessidade de cortar despesas, lembrando que, apesar das diferenças pessimistas sobre o déficit fiscal, o resultado foi positivo. “O que aconteceu no final do ano? O déficit fiscal foi de 0,99%. 0,99% é zero”.
Lula ressaltou que entende a importância da responsabilidade fiscal. “Eu aprendi economia com uma mulher analfabeta, que falava: ‘Meu filho, você não pode gastar o que você não tem’.”
Preço dos alimentos
Lula recebeu a alta nos preços de itens básicos, como o ovo, que chegou a R$ 40 na caixa, mas ressaltou que “o preço vai baixar, a gente vai conseguir fazer com que volte aos padrões do poder aquisitivo do trabalhador”.
Ele explicou que, para enfrentar a situação, o governo planeja negociar com atacadistas e o setor produtivo. Além disso, destacou a isenção de impostos sobre a cesta básica na reforma tributária e prometeu políticas para garantir a segurança alimentar: “O povo precisa comer com qualidade e preço justo. Isso é prioridade”.
More Stories
Nova Central de Abastecimento de São Sebastião do Passé abre as portas para a população
Eriton Ramos e diretor da SUDESB se reúnem para alavancar obras de revitalização do Estádio David Caldeira
Rui Costa anuncia que Fundef vai liberar R$ 1 Bilhão para Educação em Salvador